Descubra os perigos que os doces trazem para nossa saúde bucal e como evitá-los!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Para muitas pessoas os doces não podem faltar na dieta, mas isso pode prejudicar nossa saúde e nossa saúde bucal, se não forem tomados alguns cuidados. 

Mas por que os doces podem prejudicar nossa saúde bucal? 

Existem bactérias na nossa boca, que se alimentam de açúcares. E essas bactérias se multiplicam e produzem ácidos que afetam os dentes e causam gengivite, cáries e tártaro. 

Como evitar os problemas relacionados aos doces? 

Para evitar a cárie e outras doenças é preciso escovar os dentes da maneira correta e passar fio dental, no máximo 15 minutos após ingerir alimentos com açúcar. E evitar ao máximo comer doces à noite, pois durante o sono a saliva não haje, protegendo os dentes, como durante o dia. A saliva tem enzimas e anticorpos que ajudam a retardar a ação das bactérias na boca. 

Então, é preciso evitar alimentos muito doces, grudentos e com muito açúcar. É importante ler o rótulo dos produtos que você compra para evitar ingerir açúcares sem saber. 

A melhor opção seria ingerir frutas, ao invés de doces. As frutas não possuem muito açúcar, possuem fibras que ajudam a limpar os dentes e possuem muita água, e ao invés de beber sucos ou refrigerantes, beber água. Ir ao dentista regularmente também é importante, pois evita problemas graves no futuro.