O que é cárie? Quais são os sintomas e como tratar a cárie?


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

O que é cárie?

Cárie é a destruição do tecido do dente, causada por ácidos presentes na boca. Quando comemos alimentos com muito açúcar, as bactérias presente na boca produzem o ácido que danificam o tecido dentário.

Tipos

Existem três tipos de cárie, são eles:

  • Coronária: É a mais comum e ocorre com crianças e adultos, geralmente localizam-se na parte superficial do dente.
  • Radicular: Com o passar do tempo a gengiva se retrai, deixando exposto a raiz do dente. A cárie radicular ocorre na raiz do dente, por isso é mais comum em idosos. Essa parte do dente é mais desprotegida o que faz com que a cárie destrua o dente mais rapidamente.
  • Recorrente: Ocorre em coroas e restaurações já realizadas.

Sintomas

Alguns dos sintomas são dor de dente, sensibilidade dentária, dor ao comer ou beber, coloração escura em toda a superfície de um dente e dor ao morder. Em sua fase inicial a cárie pode não demonstrar nenhum sintoma, então é importante fazer visitas regulares ao dentista.

Como tratar a cárie?

Para tratar a cárie é preciso ir a um profissional. Dependendo da gravidade da situação o tratamento pode ser rápido ou demorar um tempo.  

Prevenção

Para prevenir essa doença, é preciso ter uma alimentação saudável e consumir açúcar com moderação, mas principalmente ter uma boa higiene bucal, para isso é preciso usar o fio dental e escovar os dentes da maneira correta.