Fio dental: Quais são os tipos de fio dental e como o fio dental deve ser usado?


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

O fio dental é uma ferramenta imprescindível da higiene bucal, para ter um sorriso lindo e corretamente higienizado é preciso, além de escovar os dentes todos os dias, usar o fio dental também todos os dias. O fio dental remove a placa bacteriana onde a escova de dentes não alcança, prevenindo assim a cárie e a gengivite. O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação, mas se não for possível pode ser usado depois, o importante é passar o fio dental.

Tipos

Existem quatro tipos de fio dental, são eles:


  • Multifilamentoso: É composto por várias fibras de nylon. É recomendado para pessoas que tem um espaço maior entre os dentes, pois esse fio tem maior facilidade de desfiar.
  • Monofilamentoso: É formado por somente um filamento, por isso tem menor probabilidade de desfiar ou rasgar, então é recomendado para pessoas com um espaço pequeno entre os dentes.
  • Super Floss: É formado por três partes, uma parte mais rígida, uma rede de fibras esponjosas e o fio regular. Cada parte tem uma função diferente, a extremidade rígida é para facilitar a inserção do fio entre os dentes, a esponjosa para limpar a superfície do dente e o fio dental regular serve para a limpeza entre os dentes e na linha da gengiva. É feito para pessoas com aparelho ortodôntico, pontes, coroas ou implantes. 
  • Fio com haste: É um tipo de fio que auxilia no alcance de áreas mais difíceis, é uma ferramenta de plástico com uma ponta curva presa a um pedaço de fio.

  Fio dental: Quais são os tipos de fio dental e como o fio dental deve ser usado?

Como passar o fio dental

Tire 40 centímetros de fio e enrole no dedo médio de cada mão, o polegar e o dedo indicador irão segurar o fio.

O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, abraçando cada lado do dente, inclusive a parte de trás dos últimos dentes. A cada dente limpo usa-se um pedaço novo de fio. Deve-se passar o fio também no sulco gengival, mas sem muita força, para não machucar a gengiva, então faça movimentos suaves. 

É importante saber que o fio dental não serve somente para retirar restos de alimentos que ficaram presos, ele retira a placa bacteriana, responsável por muitas doenças. Por isso é tão importante usá-lo todos os dias.