O tratamento de canal ou endodontia é feito quando a polpa do dente é afetada, por meio de uma cárie em estado avançado ou uma fratura no dente, e não consegue se recuperar sozinha. 

O tratamento de canal é a remoção da polpa dentária e a restauração do dente atingido. A polpa do dente é formada por tecido conjuntivo, nervos e vasos sanguíneos, e está localizada dentro do dente.

Se quando necessário, o tratamento de canal não ser realizado, pode causar muita dor, inchaço e formar um abscesso, que pode danificar permanentemente os ossos da boca, e provavelmente o dente precisará ser extraído. Um dente pode durar a vida toda, se for bem cuidado.

 O tratamento de canal dói?

No momento do tratamento não dói, pois é feito com anestesia local, mas após a cirurgia pode causar algum incômodo. Porém se o tratamento for necessário, ele deve ser feito, o dente sem o tratamento pode doer mais do que o próprio tratamento.

Cuidados após o tratamento de canal

O tratamento é realizado entre uma até três sessões, é um importante ter alguns cuidados após cada sessão. É preciso evitar a mastigação sobre aquele dente, fazer uma boa higienização e seguir as orientações do dentista.

Ainda não há outras opções de tratamento para problemas com a polpa do dente, no passado os dentes com esses problemas eram extraídos, mas com a evolução odontológica, o tratamento de canal passou a ser mais indicado pra esse tipo de situação.