Abscesso dentário: sintomas, causas, tratamento e prevenção.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

O que é abscesso dentário?

Abcesso é uma infecção na boca entre a gengiva e o dente ou na raiz do dente que forma um acúmulo de pus. Existem dois tipos de abscesso:

  • Abscesso periapical, acontece na ponta da raiz dentária.
  • Abscesso periodontal, quando se localiza na gengiva ao redor do dente.

Sintomas

É importante ir ao dentista ao perceber alguns desses sintomas, pois a infecção pode se espalhar para o corpo causando problemas graves. 

Os sintomas mais comuns são muita dor de dente, gosto ruim na boca e mau hálito, inchaço, sensibilidade, vermelhidão, presença de pus na gengiva e em situações mais graves inchaço dos linfonodos do pescoço, febre, escurecimento do dente, entre outros.  

Causas

Um abscesso pode ser formado por meio de uma cárie não tratada, ou por conta de um alimento que se alojou entre os dentes causando a infecção.

Tratamento

Os tratamentos podem ser a drenagem do pus acumulado, tratamento de canal, raspagem e alisamento das raízes dentárias, em casos mais graves a extração do dente. Também podem ser necessários o uso de medicamentos para a dor. 

Prevenção

Para prevenir o abscesso é necessário ter uma boa higiene bucal, ou seja, uma boa escovação e o uso do fio dental regularmente, evitar alimentos com muito açúcar e ir ao dentista periodicamente.