Após tomar aquela água gelada, morder o sorvete favorito, você sente um desconforto e sensibilidade nos dentes? A resposta foi sim, você pode sofrer de sensibilidade dental!

A sensibilidade dental, também conhecida como hipersensibilidade dentinária, é uma dor aguda e de curta duração que ocorre nos dentes após o contato com algum alimento quente ou frio. Isso ocorre quando o esmalte dos dentes se desgasta, expondo os tubos dentários que possuem terminações nervosas, ocorrendo a dor. Esse problema afeta a população tanto quanto a cárie, já que 57% da população sofre com esse problema.

%imagem-1% 

Esse desgaste da dentina – tubos dentários – pode vir do bruxismo, que ao longo do tempo desgasta os dente pelo ranger de dentes e por conta da erosão ácida, que acontece com o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas. 

Prevenção:

É necessário escovar os dentes 3 vezes ao dia, com um creme dental que não contém altos níveis de abrasividade, usar fio dental todos os dias e evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas também podem ajudar na prevenção da sensibilidade dental. 

Tratamento:

Apenas um dentista pode prescrever o tratamento para a sensibilidade dental, o dentista pode prescrever um creme dental específico e formulado para sensibilidade e ainda fornecer uma proteção extra contra cáries.