Escovar os dentes é uma tarefa rotineira de todas as pessoas, de tão simples, as vezes não a damos devida atenção. Será que você está fazendo de forma correta um dos principais passos da sua higiene bucal? Veja 5 hábitos corriqueiros que algumas pessoas acabam cometendo na sua escovação:

  1.Escovar rápido demais

A escovação deve ser um hábito para uma boa higiene bucal e não uma obrigação. O tempo recomendado para a escovação dos dentes é de 2 minutos, um tempo menos que esse pode ser que os restos de comida e sujeiras ainda estejam nos dentes. As vezes não temos tempo para fazer uma escovação no tempo adequado, mas é muito importante respeitar esse tempo para que a escovação seja feita de forma efetiva. 

  2. Escovar de um lado para o outro

Os movimentos feitos na escovação devem ser de cima para baixo, não de um lado para o outro. Caso seja feita de forma errada, pode acabar empurrando a gengiva para cima e ocasionando a exposição da raiz e também a sensibilidade dental. 

  3. Escovar com muita força 

Cuidado com a pressão que você exerce na escova, pode prejudicar o esmalte dos dentes. Na escovação é recomendado movimentos suaves já que o que importa é a forma da escovação e não sua força. 

  4. Frequência 

É recomendado que a escovação seja feita na manhã, depois do almoço e depois da janta, cerca de 3 a 4 vezes ao dia. Não exatamente após cada refeição pois pode haver danos à saúde bucal. Muita gente acredita que quanto mais é melhor, mas não é bem assim, quantidade não define qualidade. 

  5. Escolha do creme dental

O creme dental pode ter mais funções que apenas limpar os dentes, como ajudar na sensibilidade, clareamento e cáries. Mas cuidado com esses cremes, já que com o uso excessivo de um creme dental para clarear os dentes, pode acabar “lixando” os dentes e danificando, sempre peça orientação de um profissional.