Primeiro de tudo, você sabia que há um meio de previnir o uso do aparelho ortodôntico no futuro? Sim, isso é verdade! E é possível graças ao aparelho ortopédico. Continue a leitura e saiba mais.

Ajuda na prevenção de problemas maiores

Por exemplo, se uma criança/adolescente possui dentes tortos: O que fazer para resolver? Certamente, a melhor opção seria colocar aparelho fixo, mas ás vezes, o problema é mais sério. Mas você sabia que há um modo de corrigir vários problemas, precocemente?

Em outras palavras, o aparelho ortopédico visa corrigir alguns maus hábitos e má oclusões; E atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória.

Dentre eles, temos:

  •  respiração bucal
  • deglutição atípica
  • posicionamento incorreto da língua
  • distúrbios respiratórios do sono.

pOR QUÊ AS CRIANÇAS TEM OS DENTES TORTOS?

Na infância, os músculos da face ainda estão se desenvolvendo,  ou seja, estão em constante mudança. Então se a criança tem o hábito de chupar chupeta, o dedo, entre outros, Isso pode afetar o correto desenvolvimento dessa musculatura.

Devido aos diferentes tipos de má oclusão, o tratamento por vezes inicia precocemente.Entretanto, adolescentes e adultos também estão aptos para realizar este tratamento.

Em que casos o tratamento é indicado?

é indicado para vários casos, como:

  •  Problemas ortodônticos – sobremordida, mordida aberta ou cruzada, prognatismo, diastema (dentes separados)
  •  Distúrbios respiratórios do sono – Ronco, apneia do sono
  • Bruxismo (ranger dos dentes)
  • Disfunção da articulação temporomandibular.

Como o aparelho ortopédico atua

Após ter o diagnóstico feito por um especialista, o tratamento se inicia. No decorrer dele, claro, irá fazer o uso do aparelho ortopédico, mas de exercícios e técnicas também. Lembrando que, os aparelhos não são todos iguais e alguns contam com dispositivos específicos para diferentes casos.

Abaixo, alguns tipos de aparelhos ortopédicos:

Grade palatina
Disjuntor
Máscara facial
Ativador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − doze =