O Bruxismo se caracteriza como o ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes de forma constante ou excessiva, normalmente levando a pessoa que sofre desse distúrbio a ter fortes dores na cabeça e nas articulações da mandíbula. Mas você sabe quais são os fatores que podem levar ao desenvolvimento dessa doença? E como podemos tratá-la da forma correta? 

FATORES QUE PODEM LEVAR AO BRUXISMO

O Bruxismo é uma desordem funcional normalmente relacionada a fatores genéticos, mas também atrelado a situações de estresse, ansiedade, tensão acumulada, fechamento inadequado da boca e problemas de respiração (como a apneia do sono). Apesar de poder ocorrer em qualquer hora do dia, o mais comum é aparecer durante a noite, sendo chamado de “Bruxismo noturno”. E é justamente por isso que a maioria das pessoas demora um tempo até descobrir que possui essa condição, e o diagnóstico só é feito quando os sintomas estão mais aflorados e cansativos. 

Bruxismo: por que você precisa aprender a desencostar os dentes? | Drauzio  Varella
O ranger dos dentes pode ser extremamente prejudicial e causar danos ao esmalte dental.

SINTOMAS DO BRUXISMO

Os sintomas dessa condição normalmente só são percebidos quando a pessoa acorda, já com dores fortes na mandíbula, cabeça, dentes e músculos do rosto. Outros sintomas que também podem ser notados são: 

Desgaste no esmalte e superfície dos dentes.

– Cansaço ao longo do dia.

– Dores fortes na cabeça.

– Amolecimento dos dentes.

– Dores e zumbidos no ouvido.

– Dores no pescoço.

TRATAMENTO PARA BRUXISMO

O tratamento para Bruxismo costuma depender do que está causando essa disfunção. Por isso, é sempre recomendado procurar um dentista para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para o seu caso. Então, alguns dos métodos de tratamento mais comuns são: 

– Uso de uma placa flexível de silicone, feita exclusivamente para a sua arcada dentária. 

– Meios de relaxamento como massagens antes de dormir, enxague bucal com água morna e até mesmo o uso de ansiolíticos naturais para um sono tranquilo.  

Tecnologia permite confecção mais precisa de placas para bruxismo -  04/03/2020 - UOL VivaBem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 − sete =