Á primeira vista, essa pode parecer uma pergunta estranha, mas não subestime o que a aparência de sua língua pode revelar sobre sua saúde: De problemas que vão de infecções e até mesmo doenças no coração, Hoje vamos entender o que cada tonalidade significa.

se atente a saúde da língua

Mas, como é possível saber tanta coisa, apenas examinando a língua? Acontece que uma série de problemas se manifesta por alterações nesse músculo; Embora a ciência não saiba identificar ainda o porquê exatamente. É um exemplo se citarmos a anemia, em que o indíviduo relata uma ardência e sensação de queimação na hora de comer.

Dessa forma, para podermos identificar o que há de errado com nossa língua é preciso antes de tudo, conhecê-la. 

Abaixo , podemos ver sua anatomia.

anatomia da língua

1- Epiglote: Sua função é impedir a ligação da faringe com a laringe.

2- Amígdalas: Cuja função é combater as bactérias e agentes infecciosos em geral que tentam entrar no organismo

3-  Papilas circunvaladas: Essa área permite que os líquidos ingeridos fluam facilmente.

4- Papilas fungiformes: detectam o sabor, mas também são sensíveis à temperatura e ao toque.

5- Papilas filiformes: Essas papilas criam uma textura áspera e abrasiva que auxilia na limpeza da boca na mastigação, e na fala.

6- Sulco mediano: divide a língua em duas metades simétricas.

AS MUITAS CORES DA LÍNGUA: QUAL É A SUA?

tonalidades

Rosa claro- Se sua língua possui a cor rosa claro: Não se preocupe! Não tem nada de errado e essa é a cor normal.

Tom escuro- Pode ser tanto por má higiene bucal, boca seca (causada pela baixa produção de saliva) proveniente do tabagismo, ou até gastrite.

Amarelada- Se possui um tom amarelado, é possível que haja algum problema no sistema digestivo; Além disso, outras possíveis razões podem ser; língua geográfica (quando a se perde parte das papilas) ou medicamentos contendo bismuto.

Tom arroxeado: Indica deficiência de nutrientes. Como exemplo vitamina B2 ou riboflavina, Ou também, um sinal de má circulação, por causa de algum trauma forte.

Vermelho: Ter um tom mais avermelhado que o normal pode indicar aumento da temperatura corporal, e ser sinal de alguma infecção ou inflamação no corpo.

Vermelho muito intenso: Cuidado! Pois essa cor indica que é hora de fazer uma visita ao cardiologista, visto que pode sinalizar a presença de alguma doença cardíaca, ou relacionada ao sangue.

 

Agora que você entende o que cada tonalidade significa, não deixe para apenas a cadeira do dentista: Faça sua autoavaliação olhando no espelho, e se perceber algo estranho, procure saber do que se trata rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =