Naturalmente, é comum pensar que não há problema em respirar pela boca, embora o correto ser a respiração feita pelo nariz; Para quem realiza a respiração bucal, é possível perceber alguns efeitos que a mesma traz para saúde.Continue lendo.

O MAL DA RESPIRAÇÃO BUCAL

Sim, a respiração bucal é grave e traz consequências! Afinal, se caracteriza pela obstrução das vias aéreas superiores, que leva o paciente a adquirir o hábito de respirar pela boca. Posteriormente, o paciente pode apresentar algumas alterações, como:

 

O QUE RESPIRAR PELA BOCA PODE LHE CAUSAR

  • Cansaço físico
  • Deglutição de ar
  • Enxaquecas
  • Ronco e apneia
  • Infecção do aparelho respiratório
  • Baixos níveis de oxigênio no cérebro (causando dificuldade de concentração e atenção.)

Á longo prazo, o fato de ser um respirador bucal pode levar á um mau posicionamento dentário, devido a estrutura óssea ser muito ligada com a função respiratória.

Aliás, crianças e adultos que possuem TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) se sentem ainda menos concentrados, pois há falta de oxigênio no cérebro, o que piora o foco.

POR QUÊ ISSO ACONTECE?

Quando há algum impedimento na passagem do ar pelo nariz a respiração passa a ser pela boca. A respiração oral acontece por alguma obstrução, podendo ser:

  • Um desvio de septo nasal, aumento das conchas nasais, processos inflamatórios e infecciosos (gripes, resfriados, sinusites, rinites, tumores nasais), ou até mesmo por alterações neurológicas e anatômicas do sistema respiratório.

Quando a respiração bucal é crônica, o desenvolvimento e funções do crescimento dos ossos, músculos da face, dentes e tecidos da boca estão comprometidos. Como resultado, prejudicam a oclusão dos dentes.

QUAL A CAUSA?

Entre os vários fatores que levam á respiração bucal, podemos citar a rinite alérgica: 

A Rinite Alérgica é uma das principais causas de Respiração Bucal, e afeta a qualidade de vida, piora o desempenho escolar e no trabalho, além de desenvolver outras doenças paralelas como sinusite, asma e diversas deformidades faciais.

Além disso, faringite, amigdalite,gripes e pneumonias são algumas das contaminações que podem surgir só por que o indivíduo respira pela boca. Uau!

 

 

COMO SABER SE TENHO?

Para descobrir se você realiza a respiração oral, observe seu hábitos quando vai dormir, se você:

-Baba enquanto dorme;
-Assim como tem sono agitado
-Acorda com a boca seca (pois precisava dela para respirar)
-Apresenta dificuldades para mastigar de boca fechada
-Logo, tem dentes tortos;
-Tem olheiras
-Mas também pouca concentração

Então é bem provável que você seja um respirador bucal.

Agende uma avaliação com a gente e saiba mais sobre esse caso! Clicando no botão flutuante de whatsapp, que fica ao lado da página. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =