PRÓTESE PROTOCOLO

Tudo que você precisa saber sobre prótese protocolo

A perda de um ou mais dentes, pode ocorrer por vários fatores: envelhecimento natural, algum acidente, maus hábitos de higiene oral ou e ou até mesmo em decorrência de uma doença. 

Essa perda é muito prejudicial ao processo de mastigação e alimentação, além de afetar muito a autoestima do indivíduo. 

Mas é possível reverter esse quadro com a prótese dentária.

Existem vários tipos de prótese dentária, mas a que mais se destaca atualmente é a prótese protocolo. 

Entenda o que é prótese protocolo

Muitas pessoas já conhecem o termo “prótese”. Mas as vezes quando usamos o termo “protocolo”, ainda existem dúvidas sobre o assunto.

A prótese protocolo é o que existe de mais moderno para a reabilitação de um paciente que perdeu os dentes, sejam eles os dentes de cima ou os dentes de baixo. Este tipo de prótese é fixada com implante osseointegrado e sobre eles é fixada uma prótese total. 

Diferença da prótese protocolo para outros tipos de próteses

Existem diferentes tipos de próteses, como a total, a parcial removível e a fixa. 

A prótese protocolo se encaixa neste último grupo, próteses fixas e seu grande diferencial são os implantes e parafusos que a fixam e assim a prótese não fica solta. Isso traz mais conforto e segurança para se alimentar, mais praticidade de higienização e maior auto estima ao sorrir.

Dessa maneira, pacientes que usam dentaduras, mas não se adaptam muito bem a este acessório, seja pela dificuldade em comer alimentos mais rígidos ou pela questão estética (já que a dentadura não é totalmente fixa a boca), já tem uma outra opção: a prótese protocolo.

Quem pode colocar a prótese protocolo

Para saber se o paciente é apto para esse modelo específico de prótese, é necessário um exame de imagem chamado tomografia. 

Através desse exame é possível analisar se a quantidade de ossos existentes na área onde serão implantados os pinos, são suficientes ou se será necessário submeter o paciente a um enxerto.

Após esse exame, o especialista em implantes dará sequência aos procedimentos para a colocação do implante e posteriormente à fixação da prótese.  

Resultados e cuidados após o implante da Prótese

Com a prótese protocolo  o paciente ganha uma vida nova, podendo sorrir à vontade, comer sem restrições e conseguindo manter a higiene bucal com tranquilidade.

Entretanto, vale destacar que alguns cuidados são necessários: 

Como não é possível removê-la, após a instalação da prótese o paciente deve rever o seu dentista anualmente para verificar a adaptação e realizar o processo de higienização completo. 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, agende uma avaliação com nosso especialista, Dr. Daves Sebastiany.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + oito =