Ter um sorriso perfeito é o sonho de muitas pessoas e com os avanços da odontologia estética, sempre é possível encontrar um procedimento que realize esse desejo.  Atualmente ouve-se muito falar em lentes de contato dental. Mas você sabe o que é isso? 

O que são lentes de contato dental?

São lâminas finas que revestem os dentes para corrigir pequenas imperfeições como a forma, a cor ou a textura e assim modificar ou rejuvenescer o sorriso. 

Essas lâminas podem ser confeccionadas em cerâmica ou porcelana.

Como funciona o procedimento?

Podem ser colocadas apenas uma ou mais lentes de contato para aperfeiçoar o sorriso. 

As lentes de contato dental podem ser colocadas em dentes já desgastados ou não. 

Quando o dente tem algum desgaste muito grande, chamamos de lente de contato dental de faceta ou coroa.

É muito comum ouvirmos as pessoas chamando qualquer tipo de restauração em porcelana de lente de contato dental. Porém tecnicamente falando, na odontologia, lente de contato dental, facetas e coroas odontológicas são restaurações diferentes.

  • Lentes de contato dental são laminados de porcelana extremamente finos, modelados por uma impressora 3D e colados sobre os dentes da pessoa, uma a uma, sem a necessidade de desgastar os dentes.
  • As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito alterada, escurecida.
  • A coroa dentária é utilizada para reabilitar o dente que ficou comprometido por algum trauma ou outros problemas, pois a coroa do dente é a parte superior dos dentes, que dá o formato de acordo com a função que deve exercer ― os da frente, mais afiados para cortar; os de trás, retos para triturar.

Qual a duração das lentes de contato?

As lentes podem durar mais de 20 anos, dependendo da técnica usada na aplicação das mesmas e dos cuidados do paciente com sua saúde bucal. A longevidade deste tipo de tratamento está ligada à preservação do esmalte dental e à outros fatores que também devem ser levados em consideração como a oclusão (mordida) e o emprego de insumos de qualidade, como o adesivo, a cola e até mesmo o aparelho fotopolimerizador (luz azul).

Enfim, as lentes de contato dental servem para alterar a cor, a forma, a textura e a posição dos dentes, deixando o sorriso mais branco, alinhado e com a forma e características adequadas. Fazendo um planejamento adequado, é possível transformar, positivamente, o sorriso.

O sorriso fica natural?

É muito comum vermos pessoas famosas exibindo um sorriso com os dentes brancos como uma louça e com dentes todos do mesmo tamanho.

Porém, o Cirurgião-Dentista, deve orientar seus pacientes quanto a cor e formato dos dentes, para que o resultado final possa ser tão natural quanto os dentes. Nem tão brancos, nem tão amarelados, com textura, características, simulações de opacidade e brilho, que são a chave para um sorriso final branco, mas natural.

Ainda ficou alguma dúvida sobre lentes de contato dental? Entre em contato conosco e agende uma avaliação com nosso especialista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + onze =