ENTENDENDO O QUE É TÁRTARO

Primeiramente, o que é o tártaro? – É a placa bacteriana que endurece, cobrindo os dentes e parte das gengivas. E seu sinal mais comum, é a uma cor marrom ou amarela nos dentes, na margem gengival.

O tártaro concede ao biofilme ( placa bacteriana) um espaço maior, o que propicia seu
crescimento; Sendo assim, pode levar a problemas sérios como cárie e gengivite. Então, além de ser esteticamente desagradável, é também perigoso.

remoção

Realizar apenas a escovação e usar fio dental não é capaz de removê-lo efetivamente. Será necessário se consultar com seu dentista, pois apenas o profissional pode ajudar a resolver esse problema.

Como surge O TÁRTARO?

Á grosso modo, a principal causa do surgimento do tártaro seria a falta de higiene bucal.Nesse sentido, ele surge por conta das bactérias nocivas presentes em nossa boca. Quando essas bactérias se misturam com proteínas ou outras substâncias – Acontece o processo de desenvolvimento da placa.

A má qualidade da higiene bucal vai resultar no cálculo dental pelo seguinte motivo: O acúmulo de restos de alimento, favorece a proliferação de bactérias nocivas, criando o ambiente perfeito para realizar as suas reações vitais.

O maior responsável nesse quesito são os açúcares, mas qualquer tipo de resto de comida pode causar a proliferação das bactérias; Consequentemente aumentando a extensão da placa e o seu posterior endurecimento, formando o tártaro.

PREVENÇÃO

  • Faça a higienização bucal todos os dias, após as refeições e antes de dormir.
  • Use sempre o fio dental.
  • Não deixe de usar um enxaguante bucal.
  • Evite o excesso de alimentos mais açucarados ou cheios de carboidratos.
  • Vá ao dentista regularmente

O Tratamento de tártaro

LIMPEZA COM RASPAGEM

Primeiro de tudo é usado para a raspagem o raspador ultrassônico: que faz pequenas vibrações em alta velocidade, Nesse sentido, ajuda na remoção das placas bacterianas e do tártaro dos dentes.
Porém, nada impede a limpeza de ser feita com instrumentos mais simples.

LASER

O laser é um equipamento que ajuda a centralizar o tratamento somente na área do dente e gengiva afetados, tirando o tártaro e deixando os dentes mais limpos, sem causar danos aos dentes e às gengivas, que estão saudáveis.

SISTEMA VECTOR

O sistema Vector é similar ao raspador ultrassônico, retira a placa bacteriana, e o tártaro e deixa os dentes mais limpos e saudáveis.No entanto, esse equipamento causa menor desconforto e dor durante a limpeza dos dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =