Você já procurou saber quais os prejuízos que a falta de um (ou mais) dentes pode causar à sua saúde? Apesar de muitos de nós pensarmos na falta de dentes como um problema estético e de autoestima, a ausência de dentes na boca pode levar a uma série de danos à sua saúde bucal. Por isso, te convidamos a conhecer alguns deles: 

PROBLEMAS À SAÚDE FÍSICA PELA FALTA DE DENTES:

Subnutrição:

A falta de dentes na boca pode levar a uma má mastigação e alimentação. Sendo assim, por conta dos alimentos não serem devidamente triturados pelos dentes na boca, chegam maiores no estômago, logo dificultando a digestão e absorção dos nutrientes. 

Alteração significativa na fala:

A falta de dentes também vem com um empecilho que atrapalha muito na hora da comunicação: as alterações e dificuldades na fala. Dessa forma, dependendo da posição do dente ausente na arcada dentária, o prejuízo pode ser pior e afetar na dicção e oratória da pessoa. 

Dores de cabeça:

A falta de um ou mais dentes afeta na mordida, afetando também a Articulação Temporomandibular (ATM), uma articulação responsável pelos movimentos da boca. Por conta disso, a falta de dentes pode gerar fortes dores na mandíbula e na cabeça, agravando o quadro do paciente. 

Dente siso: como saber se é preciso tirar?

TRATAMENTO PARA FALTA DE DENTES:

A Odontologia oferece diversos tratamentos para recuperar os dentes e obter uma maior qualidade de vida e conforto. A mais comum e moderna é a fixação de próteses dentárias definitivas sobre implantes. Mas como isso funciona? Basicamente, existem 3 tipos de próteses: 

  • Próteses removíveis: É uma prótese dentária que substitui o dente perdido de forma parcial ou total. Como o próprio nome já diz, elas são removíveis e por isso podem ser retiradas pelo paciente afim de higienizá-las.
  • Prótese fixas: É uma prótese dentária que substitui um ou mais dentes perdidos se apoiando na raiz do dente. E, por isso, podemos dizer que são próteses fixas e que não podem ser removidas sem o auxílio de um dentista especializado.
  • Prótese sobre implante: É uma prótese dentária que substitui um ou mais dentes perdidos se fixando sobre raízes artificiais chamadas de “implantes“, da mesma forma que as próteses fixas. Esses implantes oferecem grande estabilidade, além de alta durabilidade e fácil higienização (que costuma ser feita pelo próprio paciente).
Quais as diferenças entre prótese e implantes dentários? - Clínica  Odontológica em Florianópolis - UFSC Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 12 =