A quebra do aparelho é um grande problema no tratamento ortodôtico. Isso porquê o aparelho deixa de estimular a movimentação dos dentes como deveria, o que gera atrasos e acaba por prolongar o tempo de uso do dispositivo. Além de que pode acabar machucando a boca.

Por conta disso, quem usa aparelho precisa prestar atenção em alguns cuidados para evitar que os bráquetes ou outras peças do aparelho ortodôntico acabem se quebrando. Então fizemos uma lista desses cuidados básicos para evitar danos em seu aparelho, a fim de que seu tratamento não seja prejudicado!

Marque consultas regulares com o seu dentista.

Seu dentista vai indicar quando é necessária a manutenção do aparelho ortodôntico, o que acontece em média uma vez por mês. Essa consultas são de extrema importância, pois são nelas que seu médico vai identificar se o seu aparelho está com algum problema que pode causar a sua quebra.

Tenha cuidado ao escovar os dentes.

Escovar os dentes com frequência é importante para todas as pessoas, mas para quem uso aparelho ortodôntico isso se torna ainda mais importante. Durante uma refeição as peças do aparelho fazem com que restos de comida fiquem presos, o que faz com que o aparelho fique sujo e causa bactérias, mal hálito, grande chances de cárie e tártaro.

Sendo assim é importante não se esquecer de realizar essa higienização, porém ela também precisa ser cuidadosa. Sendo assim, procure fazer movimentos leves e delicados usando uma escova específica para quem usa aparelho ortodôntico, e tenha cuidado para não bater nas peças.

Além disso, use produtos especiais para facilitar o processo de limpeza, como a escova interdental, a máquina de jato de água e um fio dental específico para quem usa aparelho. O mais importante é que esse processo seja feito com calma e tranquilidade, para que a boca fique limpa sem que isso danifique o aparelho.

Evite usar os dentes como ferramenta.

Muitas vezes usamos os dentes para abrir pacotes, latas ou rasgar embalagens. Evite esse hábito pois ela força as peças e elas podem entortar, descolar ou quebrar.

Procure não tocar no aparelho.

Ficar mexendo no parelho com as mãos ou algum objeto pode causar um desgaste nele e trazer vários problemas. Por isso é importante evitar esse tipo de hábito.

Alimentos que podem causar a quebra dos bráquetes

Existem vários alimentos que não são recomendados para quem usa aparelho ortodôntico fixo. São eles:

Alimentos duros

Alimentos muito duros além de aumentar o risco de descolar, danificar e quebrar partes do aparelho, podem ficar presos nas peças e causar uma dificuldade na hora da limpeza. Por isso, é interessante evitar de comer frutos secos como avelã e nozes, milho, pipoca, pirulitos, rapadura e pé de moleque.

Alimentos grudentos

Alimentos grudendos podem acabar ficando colados no aparelho. São exemplos doces como chiclete, balas e caramelos. Esses alimentos podem quebrar os bráquetes e dificultar a higienização. Então é recomendado evitá-los.

Alimentos fibrosos

Alguns alimentos podem conter muitas fibras e fiapos, por exemplo o abacaxi e a manga. Esses alimentos podem ficar retidos na estrutura do aparelho e acabar provocando cáries e inflamações na gengiva. Por isso tem que ter cuidado ao ingerí-los.

Alimentos espumantes

Os refrigerantes são péssimos para os usuários de aparelho ortodôntico fixo. Isso porquê os ácidos e açúcares que estão nessas bebidas podem aderir e danificar o metal.

vegetais crus e frutas firmes

Quando se vai ingerir vegetais crus e frutas como cenoura, goiaba, pêra e maçã é importante cortar esses alimentes em pedaços pequenos. O principal é não mordê-los diretamente pois isso pode causar quebra dos bráquetes, e o descolamento de peças do aparelho.

O que fazer caso aconteça algum dano

Se você perceber uma peça quebrada ou algo fora do lugar o primeiro passo é avisar seu dentista o quanto antes. Entre em contato com a clínica para agendar uma consulta o mais rápido possível, para que esse problema seja corrigido.

O mais importante é não tentar corrigir o problema sozinho. Isso vai evitar problemas maiores e possíveis lesões em sua boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 5 =