A cirurgia de implante dentário é um procedimento bastante procurado em várias clínicas de odontologia, isso porquê ela traz de volta a funcionalidade dos dentes e ajuda muito na autoestima do paciente. Porém, apesar de trazer tantos benefícios ela não é tão simples, seu sucesso depende além de todo o planejamento e execução do procedimento em si, dos cuidados pós-operatório da cirurgia.

Podem existir muitas dúvidas sobre o pós-operatório da cirurgia de implantes. Por isso nós fizemos uma lista de cuidados importantes para se ter após a realização desse procedimento para que ele seja bem sucedido. Continue lendo para saber mais sobre isso.

Evite mastigar do lado operado

Por a cirurgia de implantes ser um procedimento bastante invasivo, mastigar no local nos primeiros dias pode causar lesões nos tecidos e prejudicar a cicatrização, por isso durante o pós-operatório o indicado é comer com o lado da boca que não foi operado.

Além disso, quando você não mastiga do lado que foi operado você impede o acumulo de resíduos no local, o que poderia contribuir para o aumento das bactérias no local e possíveis inflamações.

Evite alimentos duros e difíceis de mastigar

Durante os primeiros dez dias de pós-operatório é recomendado evitar alimentos de sejam difíceis de mastigar. Por exemplo os duros e crocantes. Pois essas texturas duras exigem um maior esforço dos dentes, o que pode acabar prejudicando o processo de cicatrização.

Dessa forma, é preferível que se coma alimentos macios, como sopas e cremes.

Evite bebidas quentes

Nos primeiros dias após a cirurgia os tecidos ficam mais sensíveis, o que aumenta a possibilidade de uma inflamação. Por conta disso é preciso evitar a ingestão de alimentos quentes, pois eles causam agressão aos tecidos e favorecem a ocorrência de uma inflamação.

Evite alimentos e bebidas ácidas

Esses alimentos desequilibram o PH da boca, que por estar sensível pode gerar incômodo no local da cirurgia. Tente evitar refrigerantes e frutas cítricas como o limão e a laranja.

Higienize muito bem a boca

A higienização bucal não pode ser deixada de lado durante o pós-operatório. Pois ela é essencial para evitar o acumulo de alimentos e inflamações. Porém, é necessário que a escovação seja feita com calma e sem força para que não cause agressão aos tecidos.

Evite consumir álcool e cigarro

O álcool pode causar o ressecamento dos tecidos operados e pode diminuir os efeitos de algumas medicações. Por isso evite ingerir bebidas alcoólicas durante o pós-operatório.

Já o cigarro pode dificultar o processo de cicatrização da operação, por isso é importante não fumar durante o pós-operatório.

Faça compressas geladas

Outra dica muito importante no pós-operatório é a realização de compressas geladas no lado externo do local operado. As compressas ajudam na dor e no inchaço causados pela cirurgia.

Siga as Orientações do seu dentista

É sempre muito importante levar em consideração tudo o que o seu dentista diz pois ele conhece o seu caso de perto e sabe o melhor tratamento para que seu implante cicatrize da maneira correta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + dezessete =