Como higienizar corretamente o aparelho ortodôntico?

Embora o uso de aparelho seja super eficaz e traga resultados impressionantes quanto a mordida e o alinhamento dos dentes, é necessário ter alguns cuidados para que além de ter um sorriso alinhado, também seja saudável, não é mesmo?

Por isso, preparamos algumas dicas e passos para você fazer aquela higienização correta e ideal dos seus dentes e previna cáries, gengivite e uma série de outros problemas. Vamos lá.

Escovação

Inicie sua higienização fazendo uma escovação normal, utilizando uma escova comum. Prefira as escovas com cerdas macias e de tamanho adequado para sua boca para que alcance todas as áreas.

Escova Interdental

Opte por ter uma escova interdental, ela facilitará a limpeza entre um suporte e outro. É um acessório essencial para quem usa aparelho, pois os arcos e bráquetes dificultam a limpeza apenas com a escova comum.

Fio Dental

O fio dental é um passo essencial. Existe o “passa-fio” que é uma agulha de plástico que ajuda a passar o fio por trás do arame do aparelho, e também existe o “superfloss”, que é um fio dental que já vem com uma das pontas rígidas, para auxiliar no uso correto do fio dental. Ao inserir, faça movimentos de vai e vem garantindo que todo os restos alimentares sejam removidos entre os dentes.

Enxaguante Bucal

Para finalizar esta higienização corretamente, faça bochechos utilizando o enxaguante bucal indicado pelo dentista.

Lembre-se que a higienização deve ser realizada várias vezes ao dia, salvo o fio dental que é utilizado pelo menos uma vez ao dia ou quando necessário, e o enxaguante bucal que será indicado pelo dentista, além de indicar também a quantidade de vezes necessárias para utilizar durante o dia, para o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =