Limpeza prótese

A prótese protocolo é uma solução para aquelas pessoas que perderam todos os dentes. É uma prótese fixa, presa por parafusos de implantes e geralmente é comporta por 12 dentes. 

Por ser fixa, o paciente não corre o risco de que ela saia enquanto está falando com alguém ou comendo algum alimento. No entanto, exige alguns cuidados diários quanto a higienização, tanto da prótese quanto dos implantes. 

Preparamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.  

Limpeza com Fio Dental  

Durante a higienização, é necessário passar o fio dental tanto na prótese, como no espaço que fica entre a gengiva e a prótese (local onde estão os implantes). Porém, nesse espaço é um pouco difícil de inserir o fio dental.  

Entretanto, existe o “passa fio”, que é um acessório para auxiliar a inserir o fio dental com mais facilidade e rapidez. Outra forma é comprar o fio dental “superfolss”, que já vem com uma das pontas rígidas para facilitar a entrada do fio dental.  

Ao inserir o fio dental no local, faça movimentos de vai e vem para limpar toda a base dos implantes.  

Limpeza com Escova Interdental 

Esta é uma escova diferente da que usamos comumente. Ela vai ajudar a higienizar áreas que a escova comum não alcança.  

Para utilizá-la, basta passar em toda a base e comprimento dos implantes, naquele espaço entre a gengiva e a prótese.  

Limpeza com Waterpik 

O “Waterpik” é um aparelho de jato de água que remove os resíduos alimentares também de áreas inalcançáveis apenas pela escova comum. 

Para utilizá-lo, levante o lábio, posicione o aparelho no espaço que fica entre a gengiva e a prótese e acione o jato. Vá cuspindo à medida que realiza a limpeza. 

Ao limpar toda essa área corretamente, finalize com a limpeza tradicional na prótese, com escovação de escova comum e finalize fazendo bochechos com enxaguante bucal. 

Manutenção 

A prótese protocolo exige que o paciente retorne ao dentista para fazer a manutenção a cada seis meses. Nesta consulta, o dentista irá avaliar a saúde bucal em geral, a condição da gengiva, dos implantes, além de retirar a prótese para fazer uma limpeza profissional.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 3 =