Apesar de sempre associarmos o desconforto de possuir os dentes tortos com a baixa autoestima, o problema dos dentes desalinhados não é exclusivamente estético. Eles podem trazer diversos problemas de saúde bucal, afetando diretamente a qualidade de vida e o bem estar da pessoa.

Dentes tortos e a saúde bucal

Diversos problemas de saúde bucal podem se originar pela má posição dos dentes. Alguns dos mais comuns são as cáries e a gengivite, que surgem pelo acúmulo de tártaro nos dentes (normalmente pela falta de higiene bucal). Ou seja, em caso de dentes desalinhados, a higiene bucal fica comprometida por conta da dificuldade em limpar dentes tortos. Outros problemas muito comuns são:

  • Dores de cabeça e na mandíbula: por conta da mastigação desalinhada e a posição incorreta dos dentes, a mandíbula é forçada de forma errada na hora de mastigar os alimentos. Logo, dores na mandíbula e na cabeça se tornam comuns.
  • Dores de ouvido: A má posição dos dentes também pode afetar a articulação temporomandibular (ATM). Ela fica localizada na frente dos ouvidos e é responsável pelos movimentos mandibulares.
  • Alteração da fonética: Com a posição errada dos dentes, a língua também pode ficar mal posicionada e interferir na fala da pessoa.
  • Mau hálito: Os dentes tortos também favorecem a respiração pela boca, que pode ocasionar problemas na gengiva, língua e, principalmente, mau hálito.
Fotos de Dentes tortos, imagem para Dentes tortos ✓ Melhores imagens |  Depositphotos

Qual a causa dos dentes tortos?

A maior causa dos dentes tortos segue sendo a falta de espaço na boca, que faz com que os dentes permanentes nasçam tortos e um em cima do outro. Ou seja, os dentes desalinhados costumam ser um problema que já se inicia na infância e no nascimento dos primeiros dentes permanentes. Mas a causa dessa problemática pode vir de outros fatores. Por exemplo, os dentes podem se entortar por herança genética, hábitos na infância (como chupar chupeta), respiração incorreta, entre muitos outros.

Também temos fatores menos comuns, como por exemplo: bruxismo, roer as unhas, ter perda óssea com o avanço da idade e até mesmo o nascimento dos sisos.

Tratamentos ortodônticos

A melhor forma de corrigir esse problema é com o tratamento ortodôntico adequado para o seu caso. Já sabemos que, hoje em dia, o uso de aparelhos está cada vez mais moderno, rápido, prático e indolor. Sem falar nas novidades que estão surgindo nessa área, como por exemplo os alinhadores invisíveis. O alinhador invisível é uma opção mais discreta , rápida e estética, criada justamente para quem não quer ter que passar pelos processos do tratamento com aparelhos fixos.

Tratamento com Alinhadores Invisíveis: Como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × três =