O que é um tratamento de canal?

Ele é um procedimento que consiste na retirada da polpa do dente, um tecido que se encontra na parte interna da raiz.

Esse tratamento é indicado em casos de cáries em processo avançado, quando ela já causou danos na polpa dentária, e costuma ser realizado quando a polpa foi danificada, está infeccionada ou morta.

O procedimento consiste na limpeza, preparação e preenchimento da região, com o objetivo de vedar o canal e evitar danos mais sério para o dente, caso não seja realizado a tempo, o paciente pode acabar precisando realizar um procedimento de extração dentária.

Quais sintomas podem indicar a necessidade do tratamento de canal?

Dentre os sintomas mais comuns encontramos: dores, inchaço, trauma, fraturas e danos estruturais no dentes, falaremos mais sobre cada um a seguir. Tendo algum desses sintomas é importante procurar um profissional!

Dor de dente

A dor no dente pode indicar muitos problemas. No caso do tratamento de canal, a dor acontece pois provavelmente o paciente está com uma cárie profunda que já atingiu a polpa, o que causa grande desconforto somado a uma dor constante e latejante.

Inchaço na região

O inchaço é um dos sintomas que mais indica um grande risco para seus dentes e a necessidade da realização de um tratamento de canal. O inchaço acontece em razão da existência de uma infecção e ele pode afetar não apenas o dente mas também a pálpebra.

Em casos muito sérios o paciente pode apresentar bolsas de pus, um grande sinal de infecção, que, caso não seja bem tratada pode representar danos graves a saúde.

Traumas na boca

Traumas na boca podem causar o escurecimento do dente. Isso ocorre pois acidentes ou quedas graves com trauma na região causam a ruptura nervosa da polpa levam a sua necrose. Sendo assim é indicada a realização do tratamento de canal.

O mesmo acontece em casos de fraturas no dente, o que pode deixar o nervo exposto a infecções, se esse caso for diagnosticado é indicada a realização do tratamento de canal.

Danos na estrutura dental

Esse é um problema bastante comum e paciente não costuma sentir dor, o que dificulta o diagnóstico. Quando a estrutura do dente está danificada e não há sintomas a única forma de identificar o problema é realizando uma radiografia.

Por isso é muito importante realizar um acompanhamento periódico com o seu dentista, que pode ser feito a cada seis meses.

Qual a importância da realização do tratamento de canal?

Se esse tratamento lhe foi indicado é porque provavelmente o seu dentista encontrou alguma lesão séria no nervo de algum dente, sendo assim, tratar o problema com antecedência evitará que outros problemas como dores, inchaço, infecções e até mesmo febre aconteçam.

Se esse tratamento não for realizado o paciente pode acabar precisando fazer a extração do dente, procedimento que além de afetar a autoestima pode levar a necessidade de implante dentário.

A boa notícia é que hoje em dia esse tratamento é realizado com muito menos desconforto para os pacientes, e em muitos casos podem ser concluídos com apenas uma sessão!

Como o tratamento pode ser feito

O tratamento se inicia com a remoção da polpa dentária, esterilização e preenchimento com material restaurador.

O primeiro passo do procedimento envolve a abertura do dente e remoção da parte infeccionada, em seguida, o espaço é expandido e modelado para o recebimento do material restaurador.

Em alguns casos é utilizada uma restauração temporária para a proteção do dente quando há necessidade de mais uma ida ao dentista.

Por fim, o tratamento é finalizado com o preenchimento permanente da cavidade da polpa e dos canais do dente.

Em alguns casos pode ser necessária a colocação de coroas que tem o objetivo de dar uma aparência natural ao dente que foi restaurado.

Cuidados a serem realizados após o tratamento

Evite alimentos duros

Não mastigar alimentos duros na região onde foi realizado o tratamento é muito importante para evitar fraturas ou até mesmo para não expor as restaurações provisórias que são colocadas em alguns casos.

Cuidar da higiene bucal

Alguns pacientes ficam com medo de escovar e passar fio dentar na região onde foi realizado o tratamento, porém é importante manter a sua higiene bucal como fazia anteriormente, evitando o surgimento de infecções ou cáries que podem acabar retardando o fortalecimento do seu dente.

Faça uso da medicação prescrita pelo médico

Em alguns casos o dentista pode indicar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios após o tratamento. Eles são muito importante para ajudar a não surgirem dores ou incômodos até a conclusão do tratamento.

Faça o controle do seu tratamento de canal

Visitas regulares ao dentista são muito recomendadas para que ele possa acompanhar a evolução do tratamento, se há sinais de lesão ou se há outros problemas que devem ser tratados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =