Implantodontia: O que é? Quais são os tipos de implante dentário? Descubra!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Implantodontia é uma especialidade da odontologia que utiliza de técnicas para implantar dentes perdidos. Esse procedimento é feito com um parafuso de titânio que substitui a raiz do dente, podem ser feitos implantes de um ou mais dentes, que dão suporte a coroas, próteses fixas ou removíveis.

Existem vários de tipo de implantes dentários e próteses para implante, o dentista irá te explicar qual das opções é a melhor para o seu caso.

Tipos de implantes

Implante dentário unitário

É quando um implanteacomoda apenas uma prótese, é indicada para pacientes que tenham perdido poucos dentes. É possível colocar todos os dentes com esse método, mas demoraria mais.

Implante dentário com prótese overdenture

É uma prótese removível, onde o dentista coloca entre dois a seis pinos para a fixação de uma prótese grande, é como uma dentadura fixa que pode ser removida com o auxílio de botões de pressão, facilitando a higienização. É recomendada para pacientes que já usam dentadura.

Implante dentário com prótese protocolo

É muito parecido com o overdenture, porém tem mais estabilidade. Não é removível, então necessita de uma higienização especial e detalhada, existem alguns aparelho para auxiliar nessa limpeza.

Implante dois por três

Também conhecido como ponte, é uma prótese fixa, que é colocada em dois dentes saudáveis que estão ao lado do dente que está faltando. É recomendado para pessoas que perderam os dentes da frente, pois a prótese terá todos os dentes iguais. Esse implante deve ser bem ajustado, se não poderá se acumular alimentos em baixo da prótese, o que causa muitos problemas.