SENSIBILIDADE NOS DENTES: um mal que afeta a maior parte dos brasileiros.


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Após morder aquele sorvete delicioso você sente vontade de parar por causa de uma dorzinha desconfortável nos dentes? E ao morder uma laranja ou tomar um café? Se você sente desconforto ao consumir bebidas ou alimentos quentes, gelados, doces ou ácidos você provavelmente sofre de sensibilidade dentária.

Mas como saber se é mesmo sensibilidade dentária?

A sensibilidade nos dentes, também conhecida como hipersensibilidade é uma dor aguda e de curta duração que ocorre em um ou mais dentes após o contato com alguma condição, como o quente e o frio. A sensibilidade é mais comum nos brasileiros do que a própria cárie, atingindo cerca de 70% da população.Contudo, apenas um dentista pode confirmar se é sensibilidade dentária.

SENSIBILIDADE NOS DENTES: um mal que afeta a maior parte dos brasileiros.

Quais as causas da sensibilidade?

Por mais curioso que seja, nem sempre os problemas dentais são causados por bactérias, a sensibilidade é um exemplo. Ela é causada por uma erosão no esmalte do dente ou a retração da gengiva, que expõe a estrutura interna do dente deixando expostos os tubos dentários, os quais possuem terminações nervosas, por este motivo a temperatura e acidez causam a dor.

SENSIBILIDADE NOS DENTES: um mal que afeta a maior parte dos brasileiros.

Causas do desgaste do esmalte dentário:

O desgaste do esmalte pode ocorrer por conta do bruxismo, que ao longo do tempo pode causar o desgaste por causa do ranger de dentes, e por conta da erosão ácida, ao longo do tempo o consumo de bebidas ou alimentos ácidos como refrigerantes, ketchup, café, frutas, vinho entre outros.

Causas da retração gengival:

É causada por doenças na gengiva, como a periodontite e a gengivite.

Por conta da escovação, sim, a escovação pode causar o desgaste do esmalte, mas como? A escovação, se feita com muita força ou muita frequência pode desgastar o dente e ainda por cima retrair a gengiva. A escovação inadequada por trazer várias consequências ao paciente.

O clareamento dentário também pode causar hipersensibilidade?

A sensibilidade pode surgir durante ou após um clareamento, entretanto não é a mesma coisa que a hipersensibilidade dentária. No caso do clareamento o que causa a sensibilidade é o componente de branqueamento que entra no dente. Para o tratamento da sensibilidade em caso de tratamento de clareamento é indicado o uso de cremes dentais com nitrato de potássio para reduzir a sensibilidade e a consulta ao dentista para mais instruções sobre o tratamento.