As facetas dentárias são finas lâminas de porcelana ou de resina composta, coladas de forma permanente na área frontal dos dentes. Dessa forma, as facetas têm como objetivo melhorar a estética e a aparência do dente, corrigindo deformidades e aumentando a autoestima do paciente.

Vantagens e desvantagens das facetas dentárias:

Antes de mais nada, é necessário se lembrar de que este é um procedimento permanente. Sendo assim, você deve analisar atentamente os prós e contras de se submeter às facetas dentárias. Por isso, listaremos algumas das vantagens e desvantagens desse procedimento tão conhecido e desejado:

VANTAGENS

  • Corrige variações de cores do dente: É comum que, com o passar do tempo, os dentes comecem a escurecer ou ficar levemente amarelados. Contudo, sabemos que dentes assim não são considerados esteticamente bonitos, e, por isso, a faceta pode ser uma ótima aliada na hora de melhorar a aparência do seu sorriso.
  • Corrige o esmalte danificado: O esmalte do dente pode acabar sendo desgastado por alguns fatores externos e comuns ao nosso dia a dia, como por exemplo: ingerir bebidas/comidas ácidas ou doces demais, escovar os dentes de forma inadequada ou muita agressiva, etc. As facetas também podem resolver esse problema, assim melhorando a saúde bucal e a aparência final dos dentes.
  • Corrige outros problemas estéticos: Outros problemas na aparência dos dentes (como, por exemplo, dentes levemente tortos ou com pequenas falhas em sua superfície) também podem ter sua solução com as facetas.

DESVANTAGENS

  • Procedimento irreversível: Para começar com as desvantagens, temos o fato desse procedimento ser irreversível. Ou seja, a decisão deve ser feita com calma e o paciente deve ter certeza da realização do procedimento. Lembrando que, na maioria dos casos, o dentista vai precisar mudar a estrutura do dente natural para colocar as facetas.
  • Sensibilidade: De acordo com algumas pessoas, as facetas podem deixar os dentes um pouco mais sensíveis (principalmente no início da aplicação). Contudo, isso costuma ser temporário.
  • Preço alto: Para muitas pessoas, a pior desvantagem e maior empecilho de se colocar as facetas é seu alto custo. O preço costuma variar, mas pode chegar até R$ 2.000,00 para cada faceta de porcelana.

Como funciona a aplicação das facetas dentárias:

Odontologia em Foz do Iguaçu - Foletto Odontologia

A aplicação das facetas pode mudar de acordo com tipo de material que será aplicado. Nesse sentido, as facetas de resina diferem das de porcelana dessa forma:

  • Facetas de resina: No caso das facetas de resina, o dentista costuma aplicá-las de forma direta no esmalte dentário, moldando o material para ficar da forma que o paciente pediu.
  • Facetas de porcelana: Já no caso das facetas de porcelana, é feita uma moldagem de cada dente, o molde vai até um laboratório de próteses, e, assim, cria-se a faceta dentária com a cor e material escolhidos pelo próprio paciente.

Cuidados necessários com as facetas

Com o objetivo de aumentar a duração das facetas e mantê-las em bom estado, há alguns cuidados especiais, como:

  • Usar uma escova de dente com cerdas super macias.
  • Evitar bebidas ou comidas com muita cor (exemplos: café, refrigerante, comidas com corante, etc).
  • Visitar seu dentista regularmente.
  • Ter uma boa higiene bucal.
  • Evitar roer as unhas ou usar os dentes para abrir objetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + 16 =