Os dentes são parte importante do nosso corpo, mas só lembramos deles quando dão problema, não é mesmo? No entanto, há algumas curiosidades sobre os nossos dentes que você provavelmente não sabe e que são bem interessantes! Vem ver!

Dentes não são ossos

Apesar de sua aparência branca, de eles serem duros e cheios de cálcio, eles não são considerados ossos.

Os dentes são basicamente tecidos que são chamados de dentina e cobertos por uma esmalte branco, duro e brilhante.

O esmalte dental é a parte mais dura do corpo humano

Ele é o tecido mais mineralizado do nosso corpo, sendo constituído basicamente por 90% de minerais, como por exemplo o zinco, o magnésio e o cobre, e 10% de água e outros materiais orgânicos.

Os dentes começam a se formar antes do nascimento

O desenvolvimento dos dentes se inicia durante as seis primeiras semanas de gestação e os botões dentários começam a se formar debaixo da gengiva durante a oitava semana de gestação.

A cárie é a segunda doença mais comum no mundo

Ela perde apenas para a gripe.

Produzimos 38 mil litros de saliva ao longo da vida

Nossas glândulas salivares produzem entre um e dois litros de saliva por dia. Isso equivale me torno de 550 litros por ano e 38 mil litros ao longo de uma vida de 70 anos.

Escovar os dentes diminui os riscos de ter um AVC

Estudos mostram que a escovação regular e o uso de fio dental ajudam a combater bactérias na boca que poderiam causar o enrijecimento das artérias. Isso significa que pessoas que escovam os dentes com frequência são menos propensas a sofrer um AVC.

Em nosso site, fizemos um post contando tudo sobre a escova de dentes, melhor amiga da saúde bucal!

Para sorrir utilizamos 14 músculos

Além disso, estudos mostram que nas gargalhadas usamos 24 e ao conversar e sorrir ao mesmo tempo 84 músculos são utilizados.

Em uma gota de saliva existem cerca de 2 bilhões de bactérias

Por isso é super importante manter a saúde bucal em dia.

Mais da metade dos idosos brasileiros não possuem dentes

Uma pesquisa mostrou que metade dos brasileiros entre 35 e 45 anos perdeu ao menos 12 dentes e que cerca de 80% dos idosos brasileiros possuem menos de 20 dentes.

15% da população mundial sofre com bruxismo

Um estudo diz que cerca de 15% a 23% da população mundial sofre com bruxismo, doença caracterizada pelo ranger dos dentes ou por forçar uma mandíbula contra a outra. Isso pode significar que, no Brasil, pelo menos 30 milhões de pessoas possuem a doença.

Aqui na Prime Sorriso trabalhamos com todas as áreas especializadas em cuidar do seu sorriso, deixando a saúde bucal em dia, aumentando a autoestima e a qualidade de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 − 3 =