O aparelho ortodôntico é composto por arcos e bráquetes, onde os restos de alimentos podem se acumular. Se a limpeza não for boa e completa existem grandes chances de aparecerem placas bacterianas, tártaro e cáries. Por isso a limpeza bucal é super importante.

Aqui vão algumas dicas para ajudar você a manter sua boca saudável mesmo utilizando aparelho ortodôntico!

Não tenha pressa na escovação

A escovação para ser completa e eficaz tem que ser feita com calma e paciência. Se você utiliza elásticos unindo as arcadas, retire-os antes da escovação.

Você pode optar por uma escova de dentes ortodôntica, ela possui cerdas com um corte em formato de “V”, o que facilita na remoção dos restos de alimentos. É importante que a escova de dentes seja macia macia e que você realize movimentos suaves para não machucar sua gengiva ou danificar a arcada dentária.

Na hora da escovação, o ideal é que se faça movimentos de cima para baixo, como se você estivesse varrendo a sujeira da gengiva até a extremidade dos dentes.

Use o fio dental.

O fio dental é um grande aliado na higiene bucal pois tira restos de alimentos de locais onde a escova de dentes não chega.

Para facilitar a limpeza do seu aparelho ortodôntico com fio dental é recomendado utilizar o passa fio, uma espécie de agulha plástica que facilita o movimento do fio entre os arcos.

Tente passar o fio dental em todas as escovações, mas, se não for possível recomenda-se fazê-lo ao menos uma vez por dia.

Troque de escova com frequência.

O recomendado é que se troque de escova a cada três meses ou quando ela começar a apresentar sinais de desgaste.

Esse tempo é o ideal pois além de a escova começar a ficar desgastada ela junta mais facilmente bactérias e por isso possivelmente não seja tão eficaz contra doenças como uma nova.

Escove a língua.

Por incrível que pareça é na língua onde a maior parte dos resíduos ficam, além de ela ser a causadora do mal hálito, por isso é super importante de esquecer de escová-la.

Você pode escovar a língua com a escova de dentes mesmo ou usar um limpador lingual, que é uma peça plástica em formato de “pá”.

Use enxaguante bucal

Como no dia a dia é difícil manter a limpeza bucal completamente correta o uso do enxaguante bucal é um ótimo aliado na correria do dia a dia, além de ajudar a manter o hálito fresco por mais tempo.

Não falte nas consultas com o seu dentista

Compareça as consultas para que seu médico possa realizar os ajustes no aparelho e fazer as limpezas periódicas necessárias.

Recomenda-se que a limpeza com o seu dentista seja realizada a cada seis meses. Essas limpezas são de extrema importância pois podem ajudar a prevenir cáries e problemas na gengiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 5 =