Todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde bucal dos bebês.

Apesar dos dentes de leite serem temporários, eles ainda estão suscetíveis ao aparecimentos de cáries e infecções. Por isso, fazer uma higiene bucal correta nos bebês é fundamental.

1 – Ainda na gravidez

Saiba que a saúde da mãe reflete no bebê? Durante a gestação a criança corre risco de contrair bactérias e infecções. A gestante deve procurar seu dentista a partir do segundo trimestre de gravidez.

2 – Primeira ida ao dentista

O primeiro dentinho do bebê apontou?

Já é hora dele fazer uma visita ao dentista. O profissional irá analisar se há riscos ou ocorrências de cáries, além de incentivar os pais a fazer higienização bucal de criança corretamente.

3 – Cuidados em casa

Bebê precisa de higiene bucal? Sim! O ideal é, ainda no primeiro ano de vida limpar as gengivas do bebê duas vezes ao dia ( de manhã e à noite). O cuidado ajuda a prevenir o aparecimento de bactérias e o acumulo de comida.

4 – Boquinha higienizada

Higienizar a boquinha do bebê não tem muito segredo.

Com uma ajuda de uma gaze limpa e úmida, limpe delicadamente as gengivas da criança.

5 – Primeira escovação

Os dentinhos começaram a nascer? Então chegou a hora da escovação.

Nesta fase use uma escova de dentes adequada (pequena com cerdas macias) e um creme dental sem flúor.

6 – Prevenir nunca é de mais

Não deixar o bebe durante a amamentação ou com a mamadeira na mão e não compartilhar os seus utensílios, como canudos ou copos com ele são algumas maneiras de minimizar o risco de  desenvolvimento de bactérias.

Como vimos agora, é muito importante criar uma base sadia na questão de saúde bucal do seu bebê e devem serem levadas a sério.

Já na gravidez consulte o seu dentista.