odontopediatria

Você sabia que os cuidados com a saúde bucal dos bebês devem começar desde os primeiros meses de vida? Antes mesmo dos dentinhos nascerem, alguns problemas podem comprometer a saúde odontológica da criança, como o sapinho ou até mesmo a conhecida cárie de mamadeira.

Mesmo não mastigando nenhum alimento, o recém-nascido tem contato com açúcares presentes no leite materno, por isso, manter a higiene da boca é essencial.

Vale salientar que os cuidados, no caso dos bebês, são diferentes daqueles adotados na vida adulta, como a escovação e o uso do fio dental. Para os pequenos, é preciso ter uma atenção especial.

Faça a higienização da gengiva do bebê

A higienização bucal dos bebês deve ser feita a partir dos 3 meses de vida, e deve ser feita após cada mamada, a fim de evitar o acúmulo de bactérias.

O procedimento é simples, basta reservar um copo com água mineral ou fervida, em temperatura ambiente. Após isso enrole uma gaze ou uma fraldinha de tecido macio no dedo indicador. Molhe o material na água e leve à parte interna da bochecha da criança, e com movimentos leves, passe o dedo por toda a parte interna da boca e a língua da criança, removendo os resíduos de leite.

Introduza a escovação ao nascer o primeiro dente

Assim que os primeiros dentinhos surgirem, é hora de dar início à limpeza com uma escova de dente. A higiene precisa ser feita por um adulto, e deve-se escolher uma escova macia, com cabeça pequena e cabo longo. Até que o dente nasça por completo, o ideal é usar apenas água, depois, é permitido o uso de pasta de dente, sempre de acordo com a idade da criança.

Crie uma rotina divertida para a escovação

É muito comum crianças com idades entre 1 e 2 anos, não gostarem da hora da escovação, mas caso aconteça, existem alguns artifícios para tornar o momento de higienização mais divertido, como dar o play em músicas suaves ou vídeos educativos sobre higiene bucal. O ideal é associar o momento de escovar os dentes a algo divertido e prazeroso, além de ressaltar sempre a importância desse cuidado. Saiba mais em nosso post sobre a importância de levar as crianças ao dentista!

Incentive a criança a escovar os dentes sozinha

Assim que os dentes de leite começarem a aparecer, é importante criar uma rotina mais participativa com a criança, sendo ideal que ela veja outras pessoas da casa escovando os dentes e usando o fio dental. Dessa forma, os bons exemplos irão inspirá-la a seguir a rotina.

Conte com o dentista para cuidar da saúde bucal do bebê

Cuidar da saúde bucal do bebê é de extrema importância, mas além disso, visitar regularmente a odontopediatria desde cedo é ideal! Devendo ser mantidas a partir do momento em que o primeiro dente nasce, até a vida adulta.

O acompanhamento é essencial para que os pais sejam orientados em relação à aquisição de hábitos saudáveis, além de ajudar a criança a perder o medo do dentista.

A saúde bucal do bebê é muito importante para proporcionar um crescimento com dentes saudáveis e hábitos adequados de higiene, por isso, a Prime Sorriso conta com espaço kids para tornar o espaço mais acolhedor, além de consultórios tematizados e profissionais especializados em cuidar dos dentinhos da sua criança!

Lembre-se sempre de incentivar e supervisionar seus filhos, para que cresçam com um sorriso muito mais bonito! Marque a consulta do seu pequeno! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete − 1 =