Respiração bucal

A respiração é vital para o organismo, e deve ocorrer naturalmente pelo nariz, mas você sabia que respirar de forma incorreta pode afetar um incorreto crescimento facial, dentário e mal desenvolvimento ósseo?

A respiração bucal, pode acontecer quando há alguma alteração no trato respiratório, que impede a passagem correta do ar pelas vias nasais, e traz diversos prejuízos a saúde, comprometendo a ordem a postura, a fala, a mastigação e a aprendizagem, além de afetar o sono, desenvolvendo problemas como a apneia do sono, e a capacidade de concentração.

Uma das áreas mais afetadas pela respiração oral, é a saúde bucal. Os dentes ocupam uma posição de equilíbrio no corpo humano e o contato dos dentes superiores com os inferiores causa o desenvolvimento normal do esqueleto facial. Quando a respiração oral é frequente e até mesmo única para o paciente, há o rompimento deste equilíbrio e modificação da morfologia da região bucal, podendo causar uma má oclusão.

A pessoa que respira pela boca tem características faciais típicas, como a face alongada, selamento labial incompetente, arcada dentária superior estreita, ângulo excessivo do plano mandibular e mandíbula retrognática. O céu da boca se torna profundo, e o paciente também pode apresentar mordida aberta, além de alterações ou deficiências nos mecanismos de defesa dos tecidos da boca, que são permeados pela saliva, resultando em um risco maior ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

O tratamento para a síndrome da respiração oral pode ser feito a partir do encaminhamento em um odontologista e um otorrinolaringologista, é necessário o acompanhamento do paciente, para que seja corrigido o fator do problema e o mal posicionamento dental, trazendo melhora para a qualidade de vida do paciente.

Na Prime Sorriso, conta-se com especialistas preparados para realizar os diagnósticos e encaminhar os tratamentos necessários para a garantia da saúde bucal do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três − 1 =