Gengivoplastia: O que é? Como é a recuperação? Descubra!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

A gengivoplastia é uma cirurgia que alinha a gengiva com os lábios e os dentes, por meio da remoção do tecido gengival que está em excesso, deixando um aspecto muito mais bonito para o sorriso. Então é feito um corte na gengiva que corrige o contorno e a proporção da mesma.

Geralmente a gengivoplastia faz muita diferença no sorriso e consequentemente na autoestima do paciente, proporcionando uma maior qualidade de vida.

Gengivoplastia x gengivectomia

Existe também a gengivectomia, que é realizada para corrigir problemas relacionados a bolsas periodontais, provenientes de uma periodontite. A gengivoplastia corrige problemas como o sorriso gengival, que é um sorriso onde a gengiva aparece muito.

A cirurgia:

A cirurgia é feita por meio de um bisturi ou laser, dependendo do profissional. Quando a gengiva é muito pequena e pretende-se aumenta-la, a cirurgia é um pouco mais complicada, pois precisa de enxerto de tecido, geralmente retirado do céu da boca (palato). Também é mais complexo quando a gengiva é muito grande, e precisa-se reposicionar o osso. 

Recuperação 

É uma cirurgia rápida, sem muitas complicações. O paciente deve ficar em repouso por um dia, mas é preciso evitar fazer atividades físicas e muito esforço por um tempo recomendado pelo dentista.