Periodontite

A periodontite, também conhecida como doença periodontal, é o estágio mais avançado da gengivite, vinda geralmente de uma higiene bucal inadequada. Dentre os sintomas estão mau hálito, sangramentos na boca e escurecimento da gengiva.  

Como tem início a periodontite 

Após anos de gengiva inflamada, resultada da gengivite, os danos se estendem para o tecido que fica entre os dentes e a mandíbula, chamado de periodonto. Com isso, o dente vai perdendo o suporte da gengiva, e uma hora cai.  

O transtorno só costuma trazer dor quando em fase avançada, dificultando o diagnóstico, e as bactérias e substâncias inflamatórias podem parar na corrente sanguínea, trazendo diversos problemas para o corpo.  

Consequências no corpo 

Diversos estudos clínicos já comprovaram que a falta de cuidados bucais pode desencadear graves doenças, como cardiovasculares e certos tipos de câncer. Variações hormonais também podem interferir na intensidade de processos inflamatórios, como o da periodontite.  

Além disso, doenças como tabagismo, gengivite, aids e diabetes, também podem desencadear a periodontite, sendo causas e fatores principais.  

Sintomas 

Os principais sintomas da periodontite são: 

  • Mau hálito; 
  • Inflamação gengival; 
  • Sangramentos na boca;  
  • Gengivas com a cor mais escura;  
  • Dores na boca.  

Tratamento e como prevenir 

É feita uma limpeza minuciosa no consultório, e em alguns casos é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.  

O dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Mas, infelizmente, o tratamento apenas controla o avanço da doença, tecidos degenerados dificilmente são reconstruídos.  

A principal forma de prevenir a periodontite, é marcar visitas regulares ao dentista, para que em caso de uma eventual gengivite, o dentista possa tratá-la em seus primeiros passos, antes que evolua.  

Além disso, é inevitável seguir à risca uma boa higiene bucal, o uso de escova de dente e fio dental após cada refeição impede que as bactérias fixem moradia na gengiva.  

Na Prime Sorriso contamos com tratamentos específicos para essas situações, entretanto, como a periodontite não mostra dor em suas fases iniciais, muitas pessoas acabam não visitando o odontologista, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − três =