Odontologia e Saúde

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Quando se pensa em saúde e bem-estar, dificilmente se associa a saúde bucal, entretanto, a odontologia não deve ser vista como algo à parte da rotina, e o cuidado com os dentes não devem ser deixados de lado.

Odontologia e Autoestima 

A odontologia tem o poder de melhorar a qualidade de vida e bem-estar, além de ter um papel fundamental que influencia diretamente no cotidiano, por exemplo, com a crescente procura por tratamentos odontológicos estéticos, que aumentam a autoestima do paciente, além de os fazerem se sentir confortáveis e seguros. 

Como a saúde bucal afeta o resto do corpo?

Algumas doenças podem ter relação direta com a saúde da boca, que caso não esteja em ordem, é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias, como por exemplo:

  • Diabetes – Desenvolvimento de gengivite, cáries, infecções orais e até perda óssea. Se a saúde bucal não estiver em dia, o controle da diabetes também é prejudicado.
  • Ansiedade – Pessoas ansiosas apresentam maior tendência em ter bruxismo, que em casos mais graves pode desenvolver complicações na gengiva, ossos e na articulação da mandíbula.
  • Osteoporose – A fase inicial da osteoporose pode se mostrar nos dentes, gerando problemas na mandíbula, dentes soltos, gengivas destacadas ou retração gengival.
  • Doenças cardiovasculares – As bactérias presentes na boca podem chegar ao coração por meio do sangue que circula no corpo todo. Essas bactérias podem diminuir a circulação sanguínea nos vasos que ligam o coração, o que aumenta os riscos de derrame ou infarto.

A relação entre a saúde bucal e o restante do corpo, é estudada pela odontologia sistêmica, que analisa a relação da saúde da boca com o organismo e como ela interfere nas esferas mental, comportamental e emocional.

 

Por isso, é importante que a saúde bucal esteja em dia, e alinhada com todas as outras áreas importantes do corpo, nenhum cuidado deve ser deixado de lado! A Prime Sorriso se preocupa em manter um espaço acolhedor, visando cuidar da sua autoestima e conforto. Pela qualidade de vida e estabilidade na saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − dois =