Nos tempos atuais os idosos estão cada vez mais ativos do que no passado. Desta forma a pessoa idosa também precisa manter suas capacidades e a base disto é manter a integridade na saúde, sabe-se que a manutenção da saúde pode começar pela boca e manter a boca saudável é fundamental. Por isto abordamos o assunto a seguir.

Além de ter um bom condicionamento físico e corpo saudável, os idosos também desejam sorrir muito mais para a vida. Para isso, eles podem contar com a odonto geriatria, que cuida do tratamento dentário do idoso.
Quanto mais cedo começarem os cuidados na saúde bucal, menos problemas terão de enfrentar ao envelhecerem, e mais fácil será reverter quadros ou complicações na saúde. É importante praticar uma boa higiene bucal e adotar uma alimentação balanceada. Desta forma não só os seus dentes, como também todo seu corpo ficarão sempre preservados.

Que problemas bucais podemos ter na terceira idade?

Existem problemas mais comuns nessa faixa etária. A cárie de raiz e a doença periodontal são mais comuns na terceira idade. Além disso a xerostomia, que é a sensação de boca seca é outro grande incômodo nessa fase. As próteses dentárias também acabam se tornando mais frequentes. Esse utensílio, na maioria das vezes, é a solução para aqueles que não deram a devida atenção aos cuidados bucais e, infelizmente, perderam um ou mais dentes. É muito importantes procurar um profissional especializado para tal procedimento, pois, se não for adaptada da maneira certa pode provocar sérias lesões bucais.
O fato de não ter seus dentes tratados, ou a ausência de Prótese Total ou de uma Prótese Parcial Removível adequada, aguça um sentido de mutilação que é característico da idade avançada. Seja na família, no trabalho ou nos ambientes sociais, o idoso não deve ter restrições de sorrir, falar ou selecionar alimentos adequados à sua condição funcional de mastigação.
Há uma diminuição natural na secreção dos sucos gástricos com a idade, por isto o preparo correto do bolo alimentar na boca é primordial.


A moderna prática da Odontologia com a geriatria comunga dos mesmos ideais da Medicina em tornar o idoso um ser feliz em uma fase tão importante de sua vida, mantendo ou restabelecendo a vital integridade do Sistema Mastigatório.
Já abordamos em artigos anteriores que a saúde bucal é fundamental para a saúde num todo. Não se dá muita importância para os problemas bucais por se achar que por ser um ambiente visível ele não implica com os órgãos internos, mas não é verdade, pois basicamente a boca é a porta de entrada do início de uma boa digestão e que problemas dentários pode acarretar problemas cardíacos e pulmonares entre outros.
Já no caso do idoso os tratamentos e os cuidados exigem um tratamento especial. Desta forma o dentista tem um papel fundamental no contexto da saúde do idoso que hoje pode contar com mais tecnologia a favor de uma vida mais longa, saudável onde possa realmente sorrir por continuar integrado a sociedade e de forma saudável.