O que é a periodontite e como surge?

Periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O que é Doença Periodontal?

É uma infecção causada por bactérias que afeta os tecidos que rodeiam os dentes, caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.

A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

O sinal mais característico da Doença Periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Fique atento as consequências da periodontite!

Assim como toda doença bucal, a periodontite tem suas consequências que refletem não só na boca, mas também no organismo como um todo. A gengiva fica inflamada, levando em sua progressão a perda óssea, o que leva a queda do elemento dentário e com menos dentes a mastigação fica prejudicada. A falta de um dente influencia muito na hora de mastigar. Nem sempre o alimento é triturado de forma certa e isso pode causar problemas estomacais e provocar outra complicação no meio bucal: o mau hálito.

Cuide da Periodontia o quanto antes!

O tratamento consiste primeiro na tartarotomia (retirada do tártaro), polimento e aplicação de flúor. O dentista também reforça que se não houver uma melhora na qualidade da higiene diária, nenhum procedimento vai adiantar. Por tanto com uma escova macia, creme dental e sem esquecer do fio dental. Ele é elemento importante no combate à periodontite. A tecnologia PTFE, deixa o fio ainda mais resistente contra o rompimento, além de ter um textura macia que se encaixa e desliza até mesmo nos espaços mais justos. Cuidando do seu sorriso agora, você terá muito a ganhar no futuro.

É possível prevenir esta doença?

A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas.

Uma vez tratada a doença, os tecidos recuperam-se integralmente?

Não, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como sequelas alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento aparente no comprimento do dente (altamente anti estético) etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

Como posso saber se tenho a Doença Periodontal?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade dentária, retrações gengivais, retenções de alimento, mudança na cor e textura da gengiva (como mostrado acima), inchaço etc.

 Prevenir sempre é a melhor solução! Ir ao dentista de forma periódica sempre é a melhor e a mais barata solução para os problemas dentários.