Você sabe quais são os alimentos e bebidas que mancham os dentes? Descubra!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Com o passar dos anos, o branco natural dos dentes vai escurecendo. Mas existem alguns alimentos e algumas bebidas que podem acelerar esse processo. 

Esses alimentos podem ter duas características diferentes que causam o escurecimento dos dentes: podem ser ácidos ou ter uma cor muito escura.

Por que os dentes mancham?

A parte do dente que é branca é a dentina, o esmalte do dente serve para a proteção da dentina. Quando a parte mais exterior do dente é afetada, a dentina pode absorver os pigmentos dos alimentos. Por essa razão, é necessário escovar os dentes após cada refeição.

Quando ingerimos alimentos ácidos, o esmalte do dente é prejudicado, pois a acidez leva a desmineralização do esmalte, a saliva tem um efeito contrário. Por isso, é recomendado esperar um tempo de 20 minutos antes de escovar os dentes, após ingerir um alimento ácido, pois a escovação aumenta a desmineralização. Então, após ingerir esses alimentos você pode fazer um bochecho somente com água, e depois de 20 minutos escovar os dentes. 

Quais alimentos e bebidas evitar?

Alguns alimentos que mancham por conta de sua pigmentação são: café, refrigerante, beterraba, açaí, vinho tinto, molho de soja, suco de uva, mirtilo e outros.

E alguns alimentos que podem manchar por causa da acidez são: frutas ácidas, como limão, abacaxi, kiwi, bebidas alcoólicas, refrigerantes e vitaminas efervescentes. O tabagismo também causa o escurecimento dos dentes.


Para evitar esse problema, é preciso ter uma boa higiene bucal, evitar ingerir esses alimentos em excesso e ir ao dentista regularmente.


Mas se você já tem dentes manchados, se acalme, a maioria dos casos de dentes manchados tem solução. Pode ser necessário fazer uma limpeza, para retirar os pigmentos mais superficiais. Também pode ser preciso fazer um clareamento dental, mas somente um profissional pode dizer qual é o tratamento adequado para o seu caso, então procure um dentista.