Toxina botulínica e sua utilização nos processos odontológicos


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

Oque é a toxina botulínica?

A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactériachamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doençabotulismo, mas a toxina botulínicaindustrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença.

Comoela é utilizada na odontologia?

Além da estética:toxina botulínica é usada em tratamentos odontológicos.

Quem já ouviufalar em toxina botulínica, popularmente conhecida como botox,provavelmente pensa que a substância é usada apenas em procedimentos estéticos.Quem for mais além, no entanto, vai saber que o produto também é usado notratamento de algumas doenças como hiperidrose e estrabismo. Agora, uma nova função para a toxina amplia ainda mais ouso terapêutico desta substância. O conselho federal de odontologia, CFO,permitiu e regulamentou o uso da toxina botulínica para fins odontológicos.Alguns cirurgiões dentistas usam a substância como alternativa terapêutica paradisfunções da articulação temporomandibular,  motivo de queixas por parte dos pacientes.

Entre os distúrbios, está o bruxismo, desordem de caracterizada pelo rangerou aperto dos dentes, principalmente durante o sono. A toxina é aplicada nosmúsculos responsáveis pela força na área mandibular. Quando eles relaxam aforça maior que o normal feita pelo paciente desaparece, e os músculos ficamrelaxados por cerca de quatro meses . É justamente nesse período que especialistasvão conseguir chegar à causa correta  dadisfunção, que pode ter vários fatores.

Quais ossintomas da D-ATM?

Disfunçõesde ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se vocêtem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentesem outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnósticopreciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico ede radiografias adequadas.

Algunsdos sintomas mais comuns de D-ATM são:

  • Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
 

Qual é obenefício na odontologia estética?

Os benefícios da toxina botulínica na Odontologia se estendem, ainda, aotratamento corretivo das assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dosmúsculos da mastigação), da exposição gengival acentuada (quando o indivíduosorri, a sua gengiva é exposta excessivamente), do sorriso assimétrico, docontrole de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e das doresorofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), assim comotambém pode ser empregada nos tratamentos preventivos, como em casos deimplantes de carga imediata, assunto aqui já tratado e reabilitações estéticas,entre outras possibilidades.

Entre as suas vantagens mais significativas, trata-se de uma intervençãocujos resultados se verificam rapidamente e de uma solução que apresentapouquíssimos – e passageiros – efeitos colaterais, de forma que a suautilização é bastante segura.

Obviamente que a aplicação da toxina botulínica na Odontologia é ainda maissegura quando nos referimos à atuação de um cirurgião-dentista devidamentehabilitado para administrá-la, com reconhecida experiência para isso.