Adultos tem medo de dentistas, principalmente aqueles de idade mais avançada pois vieram de um tempo onde pouca atenção se dava as crianças no sentido de trabalhar psicologicamente na questão do valor que é a saúde bucal e que os tratamentos não precisam ser necessariamente dolorosos.

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.

Qual é o trabalho do odontopediatra com as crianças?

Um belo sorriso de criança conquista qualquer pessoa. E quem é mãe ou pai sabe que todo cuidado é pouco para que esse sorriso continue cada vez mais encantador. Por isso contar com a ajuda de um especialista em odontopediatria é muito importante para a educação de pais e filhos sobre a higiene bucal, hábitos saudáveis e cuidados com os dentes. A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia destinada a promover a saúde bucal na infância, pois para ter uma boca saudável pela vida inteira, é preciso começar a prevenir desde criança.

Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. O tratamento para crianças requer cuidado especial, necessitando de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O odontopediatra faz com que a consulta seja agradável e simples para não causar pânico e nem traumas, fazendo o atendimento em ambientes atrativos que ajudam a criança a se sentir confiante e descontraída. Os cuidados odontológicos devem iniciar ainda na gestação, quando a futura mamãe é orientada sobre os hábitos alimentares e de higiene. O odontopediatra está apto a lidar com bebês, por isso o ideal é fazer a primeira consulta aos 6 meses. Muitos pais pensam que o bebê não vai ajudar ou vai chorar muito, o odontopediatra está qualificado para o atendimento das crianças de todas as idades, através de técnicas psicológicas de manejo comportamental infantil específicas para cada faixa etária e para crianças de diversas personalidades.

Qualquer dentista pode atender crianças, mas nem todos possuem conhecimento de técnicas e manejos psicológicos para realizar de uma forma que seja mais tranquila tanto para a criança como para os pais. Procure sempre especialistas em Odontopediatria, esse profissional saberá exatamente como conduzir a consulta e torná-la um encontro divertido para seu filho.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajuda-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.