Muitas pessoas dizem que apesar de terem seguido com comprometimento o tratamento para alinhar os dentes, não sabem ao certo quais são os cuidados pós aparelho ortodôntico.

Por isso vamos explicar como deve ser esse processo.

Retirar o aparelho

Retirar o aparelho fixo não significa que o tratamento para alinhamento correto dos dentes foi finalizado. 

Isso porque, é necessário que o ortodontista tire um molde atual dos dentes, para fazer o aparelho de contenção.

Aparelho de Contenção

Os aparelhos de contenção são usados para manter os dentes na posição atual, alinhados corretamente. 

Sem o uso deste aparelho, os dentes tendem a voltar para o lugar onde estavam antes do início do tratamento. 

Isso porque as raízes dos dentes têm a função de sustentação sensorial e nutritiva e possuem uma “memória”, tentando retornar os dentes à posição “natural”.

Por isso é importante o uso deste aparelho para conter esse retorno.

Normalmente, a contenção para a arcada superior é móvel e a contenção inferior, fixa.

O uso da contenção depende do comprometimento do paciente, pois deve ser para a vida toda. Tanto a contenção móvel, como a fixa. 

Porém, diversos pacientes relatam que após algum tempo deixam de usar a contenção móvel e também a perda da mesma. Por esse motivo, atualmente, já é possível a colocação da contenção fixa também nos dentes superiores.

Cuidados pós aparelho Fixo

Apesar de ter retirado o aparelho fixo, o paciente deve se comprometer a seguir o uso da contenção de forma correta, para a fixação total dos dentes na nova posição.

Caso o paciente negligencie esta etapa final do tratamento, os dentes podem voltar à posição antiga e todo o processo de correção terá sido em vão.

É necessário que seu ortodontista continue acompanhando o funcionamento da contenção, (se necessário fazer alterações) e determinar o momento ideal para  retirá-la.

Lembrando que, somente uma ótima higienização bucal e visitas de rotina a cada 6 meses, são de fato a forma mais segura de evitar problemas maiores para a sua saúde oral e garantir a constância dos resultados obtidos com o uso do aparelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *