limpeza aparelho

Os aparelhos ortodônticos são ótimas opções para quem busca saúde bucal e melhora da autoestima. Os aparelhos utilizam a força mecânica para promover a movimentação dentária. São utilizados fios metálicos para que esta pressão seja feita. Todos os tecidos relacionados com os dentes do paciente participam e estão relacionados biologicamente com a movimentação provocada pelo aparelho, assim devolvendo autoestima para o paciente, porém existem cuidados que o próprio deve tomar após iniciar o tratamento e garantir resultados positivos, entre eles: 

evitar faltar as manutenções

Não fazer a manutenção indicada por seu ortodontista pode atrasar o seu tratamento, ou seja, prolongar o tratamento e permanecer por mais tempo com o aparelho. Isso se não provocar outros danos na região bucal, seja nos ossos ou até mesmo, ao invés de alinhar, deixá-los mais tortos. Já que o aparelho “puxa” seus dentes e não acompanhar a transição o próprio movimento do aparelho pode levá-lo para a posição errada. Neste caso, além de ter que recomeçar o tratamento, o paciente permanece com o aparelho até que o dente volte para a posição correta.

evitar alimentos contraindicados

Outro exemplo de alimentos proibidos para quem usa aparelho são aqueles que contém sementes. Similar aos grãos, as sementes podem ficar armazenadas na estrutura do aparelho, dificultando a limpeza diária. Além de ser uma bebida gaseificada, o açúcar que se acumula no aparelho pode favorecer o surgimento das cáries.

Fazer a limpeza corretamente

A limpeza do aparelho é de extrema importância, pois evita o acúmulo de bactérias e problemas com o mau hálito. Fazendo uma higiene no dia-a-dia é possível garantir uma melhor saúde bucal. A limpeza pode ser feita com a própria escova de dente, aplicando a pasta  e fazendo movimentos circulares nos dentes.

E para te auxiliar no nosso Instagram temos  variados posts sobre cuidados dentários para quem usa aparelho! Muito legal né ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 8 =