Gravidez e saúde bucal: Saiba quais cuidados é preciso ter!


Compartilhe este conteúdo com seus amigos

É muito importante que a futura mamãe tome cuidados especiais e faça um bom pré-natal. Além dos exames tradicionais e do acompanhamento médico, elas devem visitar também o dentista.

A saúde bucal da mãe afeta diretamente o bebê e um descuido com a saúde bucal pode até mesmo levar a um parto prematuro. Por isso, é importante, as mulheres grávidas irem ao dentista a cada três meses, os primeiros meses são os mais críticos, então deve-se tomar o maior cuidado possível com a higiene bucal e os hábitos alimentares.

Com a gestação, há diminuição no fluxo de saliva, além disso a mulher passa a comer mais do que o normal, o que facilita o aparecimento de cáries. As cáries são muito perigosas para essa situação, pois as bactérias podem se fixar na placenta através do sistema circulatório e causar um parto prematuro ou a perda de peso do feto.

Problemas na gengiva também podem causar parto prematuro e prejudicar a criança, além disso no período de gravidez há variações hormonais que promovem uma dilatação dos vasos sanguíneos, as gengivas ficam menos protegidas e com menor capacidade de regeneração, o que favorece o surgimento da gengivite. 

As mulher que esteja pensando em engravidar deve ir ao dentista antes de engravidar, e a gestante deve ir ao dentista a cada três meses, para evitar qualquer problema relacionado a isso.