A toxina botulínica, mais conhecida como botox é uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que relaxa o músculo. Essa toxina industrializada é usada em quantidades que não causam a doença, e somente depois de ser purificada. 

O botox é indicado para diminuir rugas e linhas de expressão, que são aquelas provocadas pelas expressões faciais. Rugas como o bigode chinês, é recomendado fazer um preenchimento e não o botox, pois ele pode paralisar a musculatura que é de muito movimento.

O botox traz ótimos resultados e mais rapidamente do que outros tratamentos. 

O botox não é utilizado somente quando já há as marcas de expressão, o melhor a se fazer é aplicar o botox preventivo, que pode ser feito entre a partir dos 30 anos, para evitar que essas rugas apareçam.

Recomendações após o uso

Após a aplicação do botox, é recomendado não ficar exposto ao sol, praticar exercícios físicos, ou massagear o rosto, por pelo menos um dia.

Contraindicações

Não é indicada para pacientes que sejam alérgicos a qualquer substância de sua formulação, mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias, ou que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos entre outros. É preciso tomar cuidado e escolher um bom profissional que utiliza produtos de qualidade. 

Outros usos do botox

O botox também é utilizado para tratamento de outras doenças, como enxaqueca e hiperidrose.