Preciso fazer uma obturação ou uma restauração?

Antigamente usava-se o termo obturação quando ao removermos a cárie do dente, preenchíamos o “buraco” com um material metálico, o amálgama. O termo obturar não está errado, no dicionário ele significa fechar, obstruir pelo uso de material, impedir a passagem, que é a grosso modo o que fazemos.

Hoje, ao invés de obturação usamos o termo restauração para esse processo, porque entendemos que quando remove-se a cárie devemos restaurar a forma e cor originais do dente, afim de preservar uma boa mordida e a beleza do sorriso.

Aqui na Prime Sorriso fazemos  restaurações estéticas, usando a resina composta como material de escolha, que nos permite restaurar o dente para que ele fique com o aspecto mais natural possível. A resina é um material com excelente resistência, está disponível em várias cores (tons parecidos com os dentes naturais) e através de adesivos especiais ela fica colada ao dente.

As restaurações podem ser feitas nos dentes do fundo (posteriores) e nos dentes da frente  anteriores). Em ambos os casos conseguimos deixá-los como se nunca tivessem sido afetados pelas cáries.

%imagem-2%

Quando devemos restaurar os dentes?

Devemos restaurar os dentes quando houver cárie, fraturas ( dentes quebrados por quedas ou acidentes) e desgastes (dentes irregulares) ou até mesmo espaço entre os dentes (diastemas).

Fazer obturação dói?

Não, para fazermos as restaurações aplicamos anestesia para eliminar a dor e o desconforto  durante o procedimento. E não se preocupe, a  anestesia também não dói.

Como fazemos uma restauração?

  1.  Primeiro, removemos a cárie, que é aquela parte amolecida e escura que está dentro do “buraco” no dente, para isso usamos brocas e motores especiais;
  2.  Isolamos o dente, para evitar o contato com a saliva e deixar o preparo seco durante a restauração;
  3.  Limpa-se e prepara-se o local para receber a restauração com produtos específicos;
  4.  Com a ajuda de uma luz azul e uma adesivo especial para os dentes , começamos a reconstruir o dente com a resina, aplicando e esculpindo várias camadas de material até deixar o dente  mais parecido o possível com quando não havia a presença de cárie;
  5.  Por fim, ajustamos a mordida para que o dente não fique “alto”, e também executamos o acabamento, para que o dente fique liso e brilhante.

Agora você já sabe o que seu dentista faz quando “restaura” um dente. Mas não se preocupe muito com isso, se você pedir uma obturação a gente entende também.

Restaurar um dente não é só tapar um buraco, é devolver a ele sua função e beleza natural!

Artigo produzido por Drª Carolina Werner (CRO 11.959).