Pois é! a saúde bucal esta diretamente ligada à doenças cardiovasculares! Mas como? A boca e o coração estão tão distantes, qual seria a conexão dos dois? Você verá agora!

Qual a relação entre a saúde bucal e os problemas cardiovasculares?

Pesquisas indicam que a periodontite pode estar diretamente associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Quando há uma periodontite as bactérias presentes no tecido periodontal entram em contato com o sangue, percorrendo-o e causando efeitos no sistema cardiovascular. 

As bactérias que causam a periodontite podem causar o aumento na espessura da parede dos vasos sanguíneos, inflamações à áreas lesionadas do coração e aumento do nível de proteína C reativa, podendo causar ao paciente problemas como a aterosclerose, doença arterial coronariana  e o AVC.

Quem tem mais chances de adquirir estes problemas?

As pessoas com periodontite ou gengivite em níveis mais avançados correm o risco de desenvolver doenças cardiovasculares por conta da saúde bucal precária e destas doenças crônicas (gengivite e periodontite), principalmente quando não são tratadas. Mesmo que o paciente não tenha (aparentemente) inflamação na gengiva as placas acumuladas podem causar a periodontite.

Como prevenir?

%imagem-1%

O melhor meio de prevenção contra a gengivite e a periodontite, e consequentemente contra as doenças cardiovasculares pelas bactérias destas doenças, é uma boa higiene bucal e a visita regular ao dentista para a realização dos exames. Lembrando sempre de escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e de usar o fio dental!

Quer saber mais sobre periodontite e gengivite? Leia nossa matéria sobre isto clicando AQUI.