Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. O tratamento para crianças requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. A Prime Sorriso possui em seu quadro de profissionais um psicólogo, ajudando assim, a criança a sentir-se mais confiante e descontraída.

Levar a criança ao dentista já nos primeiros anos não só se desenvolve a cultura e o habito  de ter no dentista um aliado a sua saúde, algo bom e positivo que é, como também garantir uma vida saudável ao filho ao longo de sua vida.

A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.

A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.

Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez?

Para um grande número de pais, quando o assunto são os cuidados com a dentição da criança, são frequentes as seguintes dúvidas: “quais aspectos devem ser observados para que o meu filho seja levado ao dentista/odontopediatra pela primeira vez?”, “Existe uma idade mínima?”.

De modo geral, a orientação é que a criança seja levada ao consultório odontológico a partir do momento em que despontarem os seus primeiros dentinhos, que geralmente são os quatro primeiros da frente (via de regra, surgem os dois dentes da arcada inferior e, depois, os dois dentes da arcada superior). Daí em diante, recomenda-se que os retornos ao dentista/odontopediatra sejam realizados a cada seis meses, quando serão feitas as aplicações de flúor. Além disso, esse é o período de tempo adequado para que qualquer início de cárie e/ou outro problema possam ser identificados e tratados mais facilmente.

Em relação à ocasião do nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, é preciso considerar que há variações. Em média, a primeira dentição começa a partir dos 6 ou 8 meses de idade, mas há casos de crianças em que isso acontece por volta dos 2 meses e de outras em que os dentes surgem somente depois de elas já terem comemorado o primeiro aninho.

Assim, sob a ansiedade de quando virá a primeira dentição, os pais devem se preocupar apenas nas situações em que o seu filho já está perto dos 2 anos de idade sem possuir dentinho algum, pois o ideal é que a primeira dentição esteja completa até os 3 anos, com os dez dentes de baixo e os dez dentes de cima.

Desta forma devemos acompanhar a saúde bucal de nossos filhos para terem um futuro sadio e com menos problemas no futuro.