Sabe-se por evidências encontradas que a pratica odontológica se dá já na mais remota idade da humanidade, mas aponta a história moderna que no início os barbeiros eram os responsáveis pelas práticas que antecederam a odontologia moderna, sendo assim exercidas em sua maioria em barbearias e basicamente seus procedimentos ou eram extrações ou chegava-se ao refinamento de pequenas restaurações.

O que é Restauração?

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.

Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta e amálgama.

Como procede a restauração?

Tudo vai depender da análise do profissional. Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: através do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou através de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo

O importante é dar ao paciente o melhor resultado possível quanto a mastigação e estética.

Como saber se preciso de uma restauração?

A princípio você sentirá o problema e se conduz a um profissional onde o seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais.

De qualquer forma não havendo um aparente problema ou um problema aparente é sempre recomendado ir ao dentista de forma periódica pois só ele poderá através de consulta avaliar a sua saúde bucal, afinal, como dizem por aí, é melhor prevenir do que remediar.