A saúde bucal é uma questão muito delicada pois implica num complexo orgânico que começa na boca, aparentemente não tão significante, e vai a digestão que pode causar outros problemas por consequência. Por ser tão complexo podemos abordar que não cuidar dos dentes além do que foi abordado pode ir ao campo da psicologia, pois problemas bucais pode causar baixa estima, depressão, rejeição pela estética desagradável, entre outros. Por tudo isto devemos tomar cuidado com as saúde bucal.

Para termos uma boa saúde bucal, devemos ter cuidados diários com os dentes. Uma higienização adequada é uma forma de prevenção contra doenças mais sérias, como periodontites e infecções na polpa dentária. Além disso, é uma maneira de evitar o mau hálito, sangramento das gengivas e escurecimento dos dentes.

Você tem dois aliados nos cuidados diários com os dentes: a escova e o fio-dental, e cada um deles demandam uma atenção especial. Quando for escovar os dentes, faça a escovação com movimentos suaves e curtos em todos os setores da boca, em especial na margem gengival e nas áreas difíceis de alcançar. Escove a superfície dos dentes voltada para a bochecha, a superfície interna e as superfícies de mastigação. Não se esqueça de escovar a língua também, uma das responsáveis pelo mau hálito. Todo esse processo deve durar, no mínimo, dois minutos. Por tanto não tenha pressa até porque dois minutos não é muito tempo.

Para realizar uma limpeza eficiente use aproximadamente 40 cm de fio dental, enrolando as pontas nos dedos indicadores e deixando uma parte do fio livre entre eles. Quando estiver passando o fio, siga com cuidado as curvas dos dentes e não use muita força durante o processo, para não machucar as gengivas.

Outro integrante importante no processo de cuidados diários com os dentes é o creme dental, que deve conter flúor. Este mineral ajuda na prevenção das cáries, ao fortalecer o esmalte dos dentes e protegê-los contra os ácidos naturais presentes na saliva. Caso o dentista recomende, é possível usar enxaguante bucal com flúor também.

Você deve aliar as visitas regulares ao dentista aos cuidados diários com os dentes. É o dentista quem vai te ajudar a identificar doenças bucais e passar instruções sobre tratamentos odontológicos adequados para sua situação. Além disso, o profissional realiza uma limpeza mais profunda e detalhada dos seus dentes.

Por tudo isto e por sabermos de todas as possibilidades que temos de cuidarmos dos nossos dentes e que temos que levar a sério a nossa higiene bucal.