O que é um implante zigomático?

É um implante dentário, uma tecnologia alternativa com sucesso absoluto onde não há a necessidade de enxerto ósseo, indicada principalmente aos pacientes que não querem ser submetidos a enxertos ósseos ou que tiveram reabsorções ósseas. São implantes de titânio fixados no osso zigomático por um acesso intra bucal, e têm como função servir de ancoragem para as próteses dentárias

Esse é um tipo de implante não muito comum e é indicado para pacientes com maxila atrófica, ou seja, usuários que possuem dentadura superior, onde serão feitos os implantes e dentes fixos num prazo de até 72 horas. Através dessa técnica, sem enxerto ósseo, é possível realizar implantes proporcionando maior conforto ao paciente. O osso zigomático localiza-se acima do maxilar, popularmente conhecida como maçã do rosto, por este motivo a técnica recebe esse nome.

Em alguns casos não há osso suficiente no maxilar, o implante é então instalado desde a região dos dentes até a região do osso zigomático, pois lá é uma região que apresenta quantidade e qualidade adequadas para a colocação e sustentação de implantes que podem apoiar uma prótese fixa. A intervenção é simples, ocorrendo sob anestesia local ou geral. Assim que o paciente se recupera da anestesia ele pode ir para casa, pois as próteses são colocadas imediatamente. 

Quais são as principais vantagens?

Este procedimento é realizado em apenas um tempo cirúrgico, com exceção dos casos em que se faz necessário o enxerto ósseo, é preciso dois tempos, porém esta necessidade é detectada com toda antecedência pelo profissional responsável e o paciente estará preparado.

O tratamento é realizado em poucos dias, cerca de 3 a 4, e o período de recuperação é bem menor que nos demais implantes, cerca de uma semana, dependendo do caso.

Além de todos esses benefícios relacionados a saúde, o implante zigomático também devolve ao paciente o suporte labial, mantendo a estética facial, os lábios simétricos e ainda, traz de volta a sua vontade de sorrir.

Os resultados obtidos são surpreendentes. A eficácia e os benefícios estéticos proporcionados têm deixado os pacientes muito satisfeitos, recuperando a saúde bucal, a eficiência da mastigação e a sensação dos gosto dos alimentos, além de melhorar a qualidade de vida e elevar a autoestima.

Como é feita a cirurgia?

%imagem-1%

Pinos de titânio são fixados no osso zigomático, que é um osso extremamente duro, principalmente se comparados com os ossos da maxila ou ossos enxertados, a estes pinos são associados a duas ou até quatro próteses dentárias.

A técnica a ser desenvolvida pode seguir duas linhas: a carga imediata e a carga tardia. Na primeira o paciente recebe o implante e a prótese fixa em poucos dias. Na segunda o paciente deve aguardar aproximadamente quatro meses para colocar a prótese fixa, permanecendo nesse período com uma prótese provisória. A linha a ser seguida dependerá da avaliação do implantodontista que deve observar a qualidade óssea do paciente, sendo que na maior parte das vezes é executada a carga imediata.

A sedação é simples, feita em uma única sessão, mas deve ser supervisionada por um anestesiologista. Durante a cirurgia o paciente permanece desacordado até o final do procedimento. Lembrando que a cirurgia é extremamente segura, mas precisa ser feita em ambiente hospitalar e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Com o método da sedação o paciente fica mais confortável, o que melhora a qualidade do tratamento, garante a segurança do paciente e acelera a conclusão do procedimento, além de ser indolor e rápido.