O que são as facetas de porcelana?

Se você quer um sorriso abre alas e está com problema com dentes danificados a solução é colocar facetas de porcelanas, uma das técnicas da odontologia estética.

Uma alternativa para ter um sorriso perfeito, em poucas horas, são as facetas de porcelana. Tratam se de finas próteses fixadas na parte externa dos dentes. Em apenas duas seções, de duas horas cada, você poderá ter um novo sorriso e um novo visual. As facetas são lâminas bem finas que cobrem a parte visível dos dentes, como uma espécie de revestimento, proporcionando uma aparência bem natural. Elas são usadas também para corrigir falhas e trincados, dentes desalinhados, desgastados, manchados ou com espaçamento. Esta é a melhor alternativa para correção de posição dos dentes. Com as facetas é possível, também, aumentar o tamanho dos dentes.

Como cuidar da higiene depois da colocação?

Cuidar da higiene bucal é uma rotina que todos nós conhecemos. Com a colocação das facetas de porcelana não será diferente, o procedimento é o mesmo com creme dental e flúor que ajudam a remover resíduos alimentares e a placa bacteriana. De qualquer forma, o  seu dentista deve indicar produtos específicos que podem ajudar a manter a durabilidade das restaurações.

Qual é a durabilidade das facetas?

Vai depender  muito dos hábitos alimentares do paciente e dos cuidados que ele tem com sua boca. Hábitos como o fumo, ingestão de refrigerantes, sucos de limão podem diminuir a vida útil das restaurações. O Bruxismo é outro fator que irá prejudicar a conservação das facetas. Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Vale lembrar que esse tempo pode ser prolongado ou diminuído de acordo com os fatores citados acima.

De qualquer forma a higiene e os cuidados com a saúde bucal sempre deve mantido independe de qualquer procedimento e isto sempre fica por conta do paciente. Independente também de qualquer procedimento aquela máxima de ir ao dentista de seis em seis meses garante ao indivíduo uma garantia de estar sempre protegido.

Quem já fez clareamento dental também pode colocar as facetas de porcelana, além disso, as facetas dão resultados muito mais eficazes no clareamento, elas escondem por completo o escurecimento dos dentes e é muito menos invasiva.

Outra alternativa as facetas de porcelana são as facetas de resinas e a lente de contato.

As facetas em porcelana são mais bonitas e não sofrem alteração de cor com o passar do tempo. Mas se o paciente quer resultado mais rápido a preço mais acessível, a escolha são facetas de resina, confeccionadas em apenas 1 seção e passíveis de reparos com maior facilidade apesar de sua qualidade estética ser um pouco inferior.

Já a lente é para pequenas correções, como fechamento de espaços, aumento do comprimento, largura, arredondamento de ângulos. É tão fina que parece transparente, pois isso ganhou o nome de lente de contato dental.

Como saber qual o procedimento ideal?

Depois destas informações o primeiro passo é consultar o seu dentista, só ele vai lhe encaminhar para o procedimento mais adequando. Independente do procedimento as facetas de porcelanas sempre serão um bom resultado da odontologia estética.