O enxaguante bucal é um produto de higiene bucal usado para auxiliar na limpeza dos dentes, mas de maneira nenhuma serve como substituição para a escovação e o uso do fio dental. Ele deve ser considerado um complemento, não um substituto.

O enxaguante bucal é indicado para pessoas em fase de pós-operatório, pois reduz o risco de infecção; para pessoas que tenham sensibilidade nos dentes e pessoas que possuem propensão a ter cáries dentárias. 

O uso do enxaguante não é recomendado para crianças menos de 7 anos, pois elas podem ingerir o produto, o que a longo prazo pode ocasionar a fluorose. Antes dos 7 anos, o melhor é passar o fio dental e escovar os dentes da criança da maneira adequada.

Esse produto pode ser usado uma vez por dia, se o uso for para tratar uma doença específica, a pessoa deve seguir a orientação do dentista.

Tipos de enxaguante bucal

Evite produtos que contenham álcool e peça a orientação do seu dentista para escolher a melhor opção para o seu caso.

Existem vários tipos de enxaguantes bucais, cada um com um objetivo. Existem enxaguantes que combatem a placa bacteriana, os enxaguantes de prevenção à cárie, e também o de efeito antimicrobiano. É preciso que especialista diga qual é o melhor para a sua situação.