A gengivite, caracterizada pela inflamação e sangramento das gengivas ao escovar os dentes, é uma situação muito comum durante a gravidez, especialmente devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação, que tornam as gengivas mais sensíveis.

Quais os principais sintomas da gengivite? 

Assim, a gengivite na gravidez, normalmente, não é sinal de má higiene bucal, podendo acontecer mesmo quando o nível de bactérias está normal e a grávida escova corretamente os dentes. Os principais sintomas incluem:

•    Gengivas vermelhas e inchadas;

•    Sangramento fácil das gengivas ao mastigar ou escovar os dentes;

•    Dor intensa ou constante nos dentes;

•    Mau hálito e sensação de mau gosto na boca

A gengivite deve ser tratada o mais rápido possível, pois se continuar se desenvolvendo, pode levar ao surgimento de complicações como risco aumentado de parto prematuro ou de baixo peso do bebê ao nascer.

O que fazer em caso de gengivite?

O mais importante é manter o tratamento caseiro adequado, incluindo cuidados como:

•    Escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes por dia, usando uma escova de cerdas macias;

•    Passar fio dentário 1 vez por dia, depois da escovar os dentes;

•    Utilizar um enxaguante bucal sem álcool, depois de escovar os dentes;

Porém, se a gengivite continuar se agravando ou a dor e o sangramento nas gengivas continuarem acontecendo, é aconselhado consultar um dentista, pois também pode ser necessário fazer uma limpeza profissional da placa de bacteriana.

Em alguns casos pode ser que o dentista recomende o uso de um creme dental para dentes sensíveis e o uso de um fio dental extremamente fino, para diminuir a irritação e as chances de sangramento da gengiva.

Após o bebê nascer é recomendado que a mulher volte ao dentista para que este veja se a gengivite não voltou ou se não há outros problemas dentários como cáries, necessitando de obturação ou canal.

O que posso esperar de uma consulta com o dentista durante meu período de gravidez?

Em primeiro lugar, não deixe de informar ao dentista que você está grávida. É melhor marcar uma consulta entre o quarto e sexto mês de gravidez porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança. No último trimestre da gravidez, o estresse associado com a consulta ao dentista pode aumentar a incidência de complicações pré-natais.

Se precisar fazer uma consulta de emergência, avise o consultório antes de chegar lá que você está grávida. Informe a respeito de qualquer tensão que estiver sofrendo, abortos naturais anteriores e medicamentos que esteja tomando. Tudo isso pode influenciar a forma pela qual seu dentista vai atendê-la e tratá-la. É bem provável que seu dentista entre em contato com seu médico, antes de iniciar qualquer tratamento.

Se tiver qualquer dúvida, insista para que seu dentista fale com seu médico. E se o dentista prescrever qualquer medicamento não aumente a dosagem recomendada, mesmo no caso de uma simples aspirina.

Desta forma, com orientação médica, a sua gravidez poderá ser curtida como uma grande acontecimento.